Prado e Cachoeira vão receber a Feira Artesanato da Bahia

PRADO E CACHOEIRA VÃO RECEBER A FEIRA DE ARTESANATO DA BAHIA

Feira de Artesanato da Bahia vai se dividir em duas edições para visitar, no mesmo período, as cidades de Prado e Cachoeira. No Extremo Sul da Bahia, a cidade de Prado vai receber o evento itinerantenos dias 22 e 23 de abril, das 17 às 23 horas, na Praça 2 de julho (Praça do Artesanato). No Recôncavo, a feira volta a visitar Cachoeira em uma edição especial, dentro da programação do Festival Internacional de Cinema: Finisterra Film Art & Tourism Brasil Afrobarroco, nos dias 21 a 23 de abril, das 10 às 18 horas, na Praça Teixeira de Freitas. A entrada é franca.

A diversidade cultural da Bahia se traduz em uma rica produção artesanal decorativa e utilitária, através de técnicas variadas e matérias-primas diversas. Em cada edição, a feira vem promovendo a exposição e a comercialização de produtos de artesãs e artesãos, incentivando a inclusão social e produtiva, aquecendo o turismo e valorizando a cultura de cada região.

Em Cachoeira, o evento vai contar com trabalhos de artesãos dos municípios que formam o Território do Recôncavo. Nesta região, a herança cultural, como o barroco, a afrodescendência e a natureza influenciam a produção. O resultado são peças utilitárias e decorativas, como a cerâmica, objetos trançados em fibras naturais de bananeira, cipós e palmeiras, pintura, entalhes em madeira, renda de bilro, bordado em barafunda e richelieu, xilogravura e arte em tecido e retalhos. Também serão expostos trabalhos de artesãos dos territórios Metropolitano de Salvador e do Baixo Sul.

Feira Artesanato Prado

Em Prado, a feira integra uma série de ações do Abril do Artesanato Indígena e deverá reunir artesãos dos municípios da Costa do Descobrimento e do Extremo Sul da Bahia.  Os visitantes poderão adquirir os produtos artesanais apresentados diretamente pelos criadores, dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos.  

Na região, são utilizadas técnicas que empregam a matéria nativa em composições contemporâneas, como aproveitamentos de cocos, entalhe e pintura em madeira, tecelagem, arte em tecido, bordados, crochê, trançado de fibras naturais de cipós, piaçava e dendê. Destaque para os objetos indígenas, que fazem sucesso com os turistas, como peças utilitárias em madeira, adornos corporais com sementes, instrumentos musicais e objetos do cotidiano. 

“Estamos realizando mais uma Feira no extremo sul, região que conta com uma riqueza do artesanato produzido nas comunidades indígenas que representa a afirmação da identidade cultural do nosso povo. Já em Cachoeira, a feira se encontra com um grande acontecimento cultural da cidade que é o Festival Internacional de Cinema confirmando o diálogo do Artesanato da Bahia com as múltiplas expressões da nossa cultura. Assentada numa região com imensa riqueza cultural, berço civilizatório do estado, a Feira retorna a Cachoeira exatamente pela pujança cultural do recôncavo baiano”, afirma Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre Bahia.

A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, em parceria com Associação Fábrica Cultural. O evento conta com apoio das prefeituras municipais de Prado e Cachoeira.

CACHOEIRA 

Onde: Praça Teixeira de Freitas, Cachoeira-BA 

Quando: 21 a 23 de abril

Horário: 10h às 18h 

Entrada gratuita.

PRADO

Quando: 22 e 23 de abril de 2022

Local: Praça 2 de Julho (Praça do Artesanato), Avenida Dois de Julho, 411 – Prado (BA)

Horário: das 17h às 23h

Aberta ao público.