Localização
Localizada na Ribeira e com uma área de uma área de 7.000 m², a Fábrica Cultura é sediada no espaço cedido pelo Governo do Estado da Bahia, no local da antiga Fábrica de Linhos Nossa Senhora de Fátima. Nele, a Fábrica fortalece a sua proposta principal de impulsionar negócios e fomentar a cultura, principalmente na Península de Itapagipe, através do incentivo ao empreendedorismo e do resgate da identidade cultural da Bahia.
A Península de Itapagipe é composta por 14 bairros, alguns deles com forte apelo turístico, como o Bonfim e a Ribeira, outros com expressiva condição de desordenamento urbano e vulnerabilidade econômica. Um dos importantes ativos do território é sua constituição em redes de ação social – herança da luta pela moradia e dignidade protagonizada pelo bairro de Alagados nos anos 70/80. O território de Itapagipe tem hoje uma articulação social através da Comissão de Articulação e Mobilização dos Moradores da Península de Itapagipe (Rede CAMMPI) que é composta por organizações sociais, escolas comunitárias e grupos produtivos articulados em prol do desenvolvimento territorial.
Esse casarão constitui-se atualmente num espaço multicultural, com objetivos de promover o desenvolvimento econômico, social e cultural da Bahia. A revitalização da antiga fábrica de linhos é um dos objetivos da Fábrica Cultural e será um grande presente para a cidade de Salvador.