Mercado Iaô

Mercado Iaô

Mercado Iaô é um Centro de Arte, de Educação, de Cultura e de Negócios Criativos. Localizado na Península de Itapagipe, em Salvador, Bahia, surge com a desafiadora meta de se constituir como um espaço de referência para o Artesanato e para a Cultura da Bahia, na busca por maior inclusão social, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.
O projeto abriga o Mercado Iaô Verão, Iaô Junino e Mercado Iaô Itinerante.

Mercado Iaô Verão

Há cinco anos mescla música, artes visuais, gastronomia e uma feira com cerca de 100 artesãos e empreendedores criativos. Referência no setor artesanal baiano, recebe cerca de 5 mil pessoas a cada domingo durante a temporada.

A primeira temporada aconteceu de dezembro de 2014 a março de 2015 e teve como parceiros institucionais: GVT; Coelba; Secretaria de Cultura; Secretaria da Fazenda; Governo do Estado da Bahia; SEBRAE; Rede CAMMPI; Fundação Gregório de Mattos; Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura; Prefeitura de Salvador; Instituto ACM; Rede Bahia; Instituto GVT; Instituto Mauá; Fundação Pedro Calmon, Detran e Instituto GVT.

A segunda temporada aconteceu no período de janeiro a fevereiro de 2016, com cerca de 18 mil pessoas, e teve como parceiros institucionais: Prefeitura de Salvador; Governo do Estado da Bahia; Rede CAMMPI; ADEMI; DETRAN; SEBRAE; Instituto ACM; Rede Bahia; Coelba; e Bahia Criativa. Essa temporada foi a consagração do projeto e consolidação na agenda cultural da cidade. Houve um salto em qualidade da programação artístico-cultural e dos produtos artesanais, bem como no número de artesãos atendidos e de público visitante por semana.

A terceira temporada ocorreu no período de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017 e teve um público de 36 mil pessoas. Já consolidado como Centro de Economia Criativa e Sustentabilidade em Salvador, a terceira edição do Mercado Iaô testemunhou um aumento substancial de público e de qualidade da programação. Teve como parceiros institucionais: Vivo; Secretaria da Fazenda; Secretaria de Cultura; Governo da Bahia; Rede Cammpi; Rede Educare; Sheraton; Coelba; Rede Bahia; e Prefeitura de Salvador.

A quarta temporada aconteceu nos meses de janeiro e fevereiro de 2019 e se mostrou como um dos projetos mais aguardados pelo público no período do verão de Salvador. Fiel ao seu formato, o projeto contemplou o artesanato, a moda, a gastronomia e a música, atraindo um público numeroso e garantindo bons resultados para os empreendimentos criativos. Teve como parceiros institucionais: Bahiatursa; Rede Bahia; IRDEB (TVE e Rádio Educadora); Rede CAMMPI; Escola Luiza Mahin; Avatim; e Estúdio Mimó.

Mercado Iaô Itinerante

A partir dos resultados positivos do Mercado Iaô, surge o Mercado Iaô Itinerante, um desdobramento que manteve a essência do multiespaço, mas com uma estrutura menor e mais barata.

A primeira edição aconteceu de abril a julho de 2014, no Terminal Rodoviário de Salvador, com o título de Mosaico Brasil Mercado Iaô Itinerante. Participaram 18 artesãos da Península de Itapagipe e outros territórios de Salvador.
O Mosaico Brasil foi uma iniciativa do programa Mercado Iaô em parceria com a SPM – Bahia e SEBRAE, o qual foi promovida pesquisa, palestra e ações de requalificação de artesãs e uma feira de exposição e comercialização de artesanato.

A segunda edição ocorreu no mês de setembro de 2015, no Salvador Shopping, com 30 artesãos de diferentes territórios de Salvador. O multiespaço atraiu um público numeroso, garantindo grande participação nas atividades e bons resultados na venda de artesanato, gerando renda para as artesãs envolvidas no processo. Teve como parceiros institucionais: GVT; Salvador Shopping; SEBRAE; Bahiatursa; e Secretaria de Turismo.

A terceira edição aconteceu em junho de 2016 com o título Mercado Iaô Itinerante / Semana da Mulher, também no Salvador Shopping, com 86 artesãos de Salvador e Região Metropolitana. A iniciativa contou com os parceiros institucionais: Salvador Shopping; Secretaria de Políticas para as Mulheres; SEBRAE; Rede Bahia; ADEMI; Mais Estruturas e Cenografias; e Super Comunicação Visual.

Nessa edição, o número de artesãos atendidos quase triplicou em comparação à primeira edição, o que permitiu um maior mix de produtos expostos à comercialização, contemplando a variedade de artesanato que se produz em Salvador. Além disso, teve uma semana de programação especial em homenagem à mulher com apresentações musicais, atividades infantis e uma roda de conversa com Margareth Menezes, Elisa Lucinda, Mabel Veloso e Olívia Santana.

Iaô Junino

É um festival multicultural que aconteceu em 2019 com uma programação especial baseada nas tradições juninas do Norte e Nordeste brasileiro. O Iaô Junino contou com trios de forró, gastronomia típica, artesanato temático, apresentações de quadrilhas e brincadeiras para o público infantil.

Ações

  • Show do músico Del Feliz convidando grandes artistas da música nordestina;
  • Trios de forró;
  • Apresentações de quadrilha;
  • Exposição e venda de artesanato;
  • Gastronomia típica;
  • Jogos e brincadeiras;
  • Atendimento de 1.000 pessoas por edição.

Objetivos

Geral

Contribuir para o fomento da Economia Criativa, criando vitrines e oportunidades de comercialização para os segmentos do artesanato, ideias criativas, marcas baianas, gastronomia e artístico.

Específicos

  • Ampliar o espaço de comercialização e de experiências produtivas nas áreas de artesanato, artes plásticas, moda, decoração, gastronomia, música, dança e literatura, tornando-se referência de incentivo à Economia Criativa na cidade de Salvador;
  • Ampliar experiências sociais na área de Economia Criativa na cidade de Salvador;
  • Promover a ocupação criativa da antiga Fábrica de Linhos Nossa Senhora de Fátima, sede do Mercado Iaô, com proposições artístico-culturais que envolvam a comunidade local e o público externo;
  • Incentivar a produção local e a organização de grupos em torno da Economia Criativa, através desse espaço de exposição/comercialização de produtos;
  • Promover relações entre consumo de produtos/bens culturais e a inclusão social e produtiva de pessoas.

Visite o site Mercado Iaô

Seja um parceiro deste projeto

ODS's