Metacentro (Metarede)

O projeto promoveu experiências sobre metareciclagem, a partir do desenvolvimento e criação de centros de tecnologia e inclusão social.

O Metacentro atendeu a comunidade de jovens e adultos, a partir de duas frentes de trabalho: 1) capacitação profissional com o desenvolvimento de cursos abertos que traduzissem os princípios da metareciclagem; e 2) inclusão sociodigital com a implantação de um núcleo tecnológico originário do recondicionamento de computadores e peças em desuso.
A ação foi realizada em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, entre 2011 e 2014, beneficiando mais de 100 jovens com idades entre 16 e 24 anos.

Objetivos

Geral

Implantar um empreendimento econômico solidário (associação, cooperativa) de metareciclagem do lixo tecnológico propulsora da inclusão socioprodutiva de beneficiários de 18 a 30 anos. Isso é através das ações integradas de formação do núcleo tecnológico Metacentro Fábrica Cultural, numa abor¬dagem metodológica que discuta, articule e orientem questões emergentes do mundo contemporâneo a partir da perspectiva da metareciclagem.

Específicos

  • Implementar o núcleo tecnológico para o desenvolvimento de práticas da Metareciclagem do lixo tecnológico;
  • Fomentar a implantação de empreendimento econômico solidário autogeridas a partir de um núcleo de Metareciclagem;
  • Desenvolver campanhas visando sensibilizar a população quanto ao consumo sustentável e a doação de lixo eletrônico;
  • Implantar CDC, Centro Digital de Cidadania, com máquinas recondicionadas, como um meio de oportunizar a comunidade local o acesso às tecnologias e seus serviços básicos;
  • Disseminar o conceito de trabalho e economia criativa enquanto cerne de desenvolvimento local e inclusão social;
  • Promover o acesso a processos criativos, estimulando assim o desenvolvimento de talentos;
  • Desenvolver o acompanhamento e avaliação das ações realizadas pelo projeto;
  • Criar ambiente onde os beneficiários se comprometam com a aprendizagem uns dos outros e participem desta de maneira empreendedora e cooperativa.
Seja um parceiro deste projeto

ODS's