Mercado Iaô Primavera recebe projetos sociais, neste domingo, na Fábrica Cultural

Muito além de sua programação artística, cultural e de fomento ao empreendedorismo, o Mercado Iaô Primavera vai acolher importantes projetos sociais nesta 3ª edição, que acontece domingo (29), das 10h às 21h, na Fábrica Cultural, no final de linha da Ribeira.

O evento se transformará em vitrines para instituições, que promovem a economia solidária e ações que causam impacto social, criando um ambiente que favorece o seu desenvolvimento junto à cultura. Aberto ao público, o Mercado reunirá também shows artísticos e exposição e comercialização de produtos desenvolvidos por empreendedores de Salvador e região metropolitana.

Nesta celebração da Primavera, o público terá a oportunidade de conhecer e interagir com diversas iniciativas sociais. Entre os projetos acolhidos estão o Recicla Iaô, que utiliza materiais recicláveis e técnicas de produção sustentáveis. A ação acontece em parceria com o CAMACentro de Arte e Meio Ambiente, uma organização afro, que tem por missão fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos historicamente excluídos. Voltado para gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos, o Recicla está presente nos eventos da Fábrica Cultural promovendo a inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis autônomos.

O Coletivo Mulheres, Políticas Públicas e SociedadeMUPPS, associação uma articulação de mulheres engajadas socialmente, é um dos convidados para mostrar o seu trabalho no evento. A instituição tornou-se muito conhecida pelo Programa Meu Ciclo, Minha Vida, que beneficia mulheres e meninas com a distribuição de absorventes descartáveis e a oficina de produção de absorvente sustentável, além de promoções de espetáculo e exposições sobre a luta e o direito da mulher.

Já a Associação TOCAIA apresentará com o projeto Camisetas da Liberdade, uma iniciativa que visa angariar recursos para manter as ações sociais. Formada por mulheres negras de Salvador, a associação desenvolve vários trabalhos, como o Samba pra Rua e oficinas profissionalizantes para egressos do sistema de justiça criminal. São formas de mobilizar atenção e força para enfrentar os riscos impostos pelo racismo às pessoas negras, utilizando estratégias eficazes contra a violência racial e de gênero.

O público do Mercado Iaô Primavera também terá a oportunidade de conhecer o projeto Comércio com Identidade da Koinonia, voltado para o fortalecimento da economia local, através por meio da valorização da identidade cultural das comunidades tradicionais negras tradicionais e remanescentes de quilombos. Com o apoio do Grupo Carrefour Brasil o projeto incentiva a economia solidária, através de oficinas estratégicas, formações e de aperfeiçoamento da produção rural.

A Rede Iaô e o Programa Acelera Iaô, que integram as ações da Fábrica Cultural, estão presentes em todas as edições do evento, com os empreendedores apresentando os produtos artesanais. Estas iniciativas têm elevado a Fábrica Cultural a um lugar de destaque nacional, impulsionando a criatividade e a diversidade. A cada edição, as propostas se tornam mais evidentes ao promover inclusão, sustentabilidade e o empreendedorismo. Na Cidade Baixa, a celebração da primavera simboliza um renascimento de esperança e transformação social.

SERVIÇO

MERCADO IAÔ PRIMAVERA

Data: 29 de setembro (domingo)

Horário: Das 10h às 21h

Local: Fábrica Cultural – Largo da Ribeira, 33 – Final da linha da Ribeira

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

Praça dos Saveiros: Samba da Leoah e Samba Ohana
Galpão das Artes: DJ Belle e Ricardo Boa Sorte

Itinerante: Performance de Dança com Agatha Simas e samba junino de Jorge FogueirãoPalco Diva: Sarajane, Sambaiana, Jau, Del Feliz e DJ Milla