Loja conceito do Artesanato da Bahia é inaugurada no Shopping da Bahia

Artesanato da Bahia acaba de abrir sua primeira loja conceito em um dos principais corredores do Shopping da Bahia. Ao lado de grandes marcas nacionais e internacionais, na Alameda das Grifes, no 3º piso, o espaço apresenta as criações de artesãs e artesãos baianos não apenas como souvenir ou lembrança de viagem, mas como opções de produtos para presentes e uso pessoal. São trabalhos, originais e de qualidade, feitos através de técnicas artesanais modernas e tradicionais.

O coquetel de abertura, ontem (segunda-feira – 29/05), reuniu muitos convidados e autoridades, entre eles, o Secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, o Assessor Especial da SETUR – BA, Fernando Ferrero, o Superintendente da Economia Solidária, Wenceslau Júnior, o Coordenador de Fomento ao Artesanato, Weslen Moreira, a diretora da Fábrica Cultural, Jaqueline Azevedo e o Superintendente do Shopping da Bahia, Wilton Oliveira. Com a inauguração de mais um espaço de vendas, o Programa Artesanato da Bahia, através do Governo do Estado, segue a sua proposta de aproximar o artesanato do público.

Moderna e aconchegante, a loja apresenta um mix de peças decorativas, utilitárias para o dia a dia, além de acessórios como colares, pulseiras e bolsas, entre outros. Todos os produtos são feitos por mestras e mestres, artesãs e artesãos de várias regiões do Estado, que utilizam seu talento como forma de geração de renda.

“Estamos abrindo mais uma vitrine do Artesanato da Bahia em um local privilegiado de comercialização, no Shopping da Bahia. Um lugar movimentado e de destaque para as artesãs e artesãos de todo o Estado. O Artesanato da Bahia é resultado de duas configurações: a preservação da cultura como marca de nossa formação sociocultural e a geração de emprego e renda. A gente qualifica, melhora as ações e dá uma dimensão muito maior ao artesanato”, afirma Davidson Magalhães, secretário da SETRE.

Entre os produtos expostos nas vitrines e corners da loja, destacam-se os trabalhos das mestras e mestres do artesanato. O público e o turista vão se encantar com os trabalhos assinado pela centenária Dona Cadu (moquequeiras, frigideiras e outras peças em cerâmicas; Luzia Torres (bonecas), Maria do Carmo (toalhas); Alenticia (figuras de animais); Marlice (vasos e pratos de cerâmica); Biquera (baianas e preto velho); Maria dos Anjos (Panos de bandeja e estola em redendel); Manoel Messias (bowl); Célia Amorim (bolsa e echarpes); e Joselito (echarpes).

“Esta loja é importante para aproximar ainda mais o artesanato no cotidiano das pessoas. Pensamos em um projeto que traga um olhar do consumidor para o artesanato como uma opção para seu dia a dia. Para ter um produto único na sua casa ou para presentear alguém com a cultura feita a mão por esses artesãos incríveis de nossa Bahia”, explica a arquiteta Ana Kalil, que assina o projeto da loja.

Este trabalho é desenvolvido através da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, em parceria com a Associação Fábrica Cultural.