Artesanato da Bahia abrirá loja na Alameda das Grifes, no Shopping da Bahia

A partir de segunda-feira (29/05), o Artesanato da Bahia volta a ocupar um espaço permanente no Shopping da Bahia. O novo endereço, na Alameda das Grifes, no 3º Piso, próxima à Richards, comercializará produtos criados pelas mãos de artesãs e artesãos de diversas regiões da Bahia. Na abertura oficial, a partir das 17 horas, os convidados e autoridades serão apresentados à nova loja com coquetel e música.

No Shopping da Bahia, os clientes e turistas vão se encantar com o artesanato original e de qualidade, que reflete a miscigenação do povo baiano. Entre centenas de produtos, destaques para os trabalhos assinados por mestras e mestres artesãos. Estes são, a centenária Dona Cadu (moquequeiras, frigideiras e outras peças em cerâmicas; Luiza Torres (bonecas), Maria do Carmo (toalhas); Alenticia (figuras de animais); Marlice (vasos e pratos de cerâmica); Biqueira (baianas e preto velho); Maria dos Anjos (Panos de bandeja e estola em redendel); Manoel Messias (bowl); Célia Amorim (bolsa e echarpes); e Joselito (echarpes).

Nas vitrines e nos corners estarão expostas peças de artesãs e artesãos de diversas regiões da Bahia. Nos itens de decoração e utilitários para casa ou outro espaço de convivência, estão as compoteiras e taças em vidro lapidado, bonecas em garrafa, cestos, figuras de santos, vãos, pratos, mantas, toalhas, almofadas e colchas, entre outros. São produtos criados com diversas técnicas, como lapidação de vidro, cerâmica, trançados, tecelagem manual, rendas, frivolité, richelieu e redendel.

Às opções também são variadas em acessórios de moda, com criações originais em bolsas, colares, pulseiras, echarpes e anéis. Desenvolvidos com diversos materiais, são perfeitos na combinação de todos os tipos de looks.

“É muito simbólico para a Coordenação de Fomento ao Artesanato reinaugurar uma loja em um shopping tão importante e estratégico para o Estado e ter o nosso equipamento do Artesanato da Bahia na Alameda das Grifes. Entre as diversas possibilidades que o artesanato oferece está a moda artesanal, que será um dos destaques neste novo formato de loja”, afirma Weslen Moreira, coordenador da Coordenação do Artesanato da Bahia – CFA.

Com a reabertura da loja no Shopping da Bahia, as artesãs e os artesãos ampliam a comercialização de seus produtos, no qual utilizam o seu talento como forma de geração de renda. Com mais uma iniciativa, o Programa Artesanato da Bahia, através do Governo do Estado, segue a sua proposta de aproximar o artesanato do público. O trabalho é desenvolvido através da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, em parceria com a Associação Fábrica Cultural.