Fábrica Cultural reúne empreendedores negros na abertura dos programas de aceleração 

Os afroempreendedores selecionados para participarem do Acelera Iaô e Acelera com Elas estiveram presentes na cerimônia de abertura dos projetos na manhã desta terça-feira (28/03), na Fábrica Cultural, na Ribeira. O evento marcou o início das atividades para capacitação de afroempreendedores nos segmentos de moda, gastronomia (serviços e produtos), artesanato, música, produção de áudio e digital influencer.

Das 285 vagas, 135 foram preenchidas apenas por mulheres negras empreendedoras na primeira edição do Acelera Com Elas, patrocinado pelo Instituto Nu (Nubank) e 150 pelos empreendedores negros e negras que participarão do Acelera Iaô, patrocinado pelo Grupo Carrefour.

Durante a cerimônia, a empresária Mônica Tavares emocionou o público com uma palestra sobre a sua trajetória como empresária negra. Ela é proprietária da Malembe Food & Drinks, do Restaurante Roma Negra e fundadora da MeiBahia.

Participaram da bancada de apresentação, Júlia Santos – Gerente de Investimento Social do Grupo Carrefour Brasil; Joel Miguez – Presidente da Fábrica Cultural; Márcia Cristina, do Instituto Nu (Nubank); Patrícia Teles – Coordenadora Acelera Iaô; e Priscila Mércia – Coordenadora do Acelera com Elas. 

No programa para o empreendedorismo feminino, o Acelera com Elas é voltado para a capacitação nas áreas de gastronomia, produção de áudio e influências digitais. Já no Acelera Iaô os empreendedores negros e negras ocuparão vagas nos segmentos de moda, gastronomia (serviços e produtos), artesanato e música.

Desde que criou a marca Ori, o empreendedor de moda Tiago Araújo de Souza sempre sonhou em evoluir no mercado. “Há um ano que a empresa está bem devagar, por isso coloquei na minha cabeça que preciso crescer em vários aspectos e olhar o empreendedorismo de uma forma mais profissional. E vi no acelera Iaô a oportunidade de tirar essas ideias do papel”, conta Tiago.

A líder da comunidade Patroas, Dani Bastos quer levar a voz das mulheres, através de podcast, para outras fronteiras. “Decidi criar o Patroa Cast, um podcast para dar mais poder de voz a essas mulheres, que são patroas de suas vidas e podem ser quem elas quiserem. Por isso, me inscrevi no Acelera com Elas para entender melhor sobre esse canal de comunicação, e poder criar de forma mais profissional”, afirma Dani.   

Após as duas etapas de qualificação oferecidas durante o curso pelos programas Acelera Iaô Com Elas e Acelera Iaô, os empreendimentos desenvolverão seus respectivos planos de negócio e apresentarão para uma banca com três especialistas. No final deste ciclo, as 45 iniciativas com maior potencial de crescimento, participarão do processo de aceleração dos programas e 10 serão beneficiadas com investimento semente de R$ 10.000 (dez mil reais) cada.