Exposição reúne artesãs em homenagem às mulheres no Parque Shopping da Bahia

No mês em que comemora o Dia Internacional da Mulher e o Dia do Artesão, a mulheres artesãs baianas ganham a exposição Artesanato Pelas Mãos Delas, que continua em cartaz até o dia 15 de abril, das 10 às 22h (segunda a sábado) e das 12 às 21h (domingos), no Parque Shopping da Bahia. O público poderá conhecer as histórias e o processo de trabalho de Maria do Carmo (Saubara), Antônia de Jesus (Coqueiros), Lena Dantas (Lauro de Freitas) e Raimunda das Virgens (Saubara). A mostra também homenageia as grandes mestras Maria dos Anjos e Dona Cadu, Doutora Honoris Causa pela UFBA e UFRB e ceramista centenária em plena atividade. A entrada é franca.

Com curadoria de Alana Silveira e imagens do acervo do Artesanato da Bahia, a mostra retrata a relação das mulheres com o artesanato como forma de expressão artística, cultural e meio de subsistência individual e familiar. Ativas, as artesãs trabalham com matérias primas e técnicas distintas, demonstrando a diversidade do artesanato feito a mão e com o tempo: o barro moldado a mão, o reaproveitamento de cocos e madeiras, a renda de bilro e o trançado de palha de licuri.

“É uma ação importante, principalmente se tratando de um segmento profissional, que tem uma presença muito forte e expressiva das mulheres. A gente fica orgulhoso em poder expor o trabalho e a dedicação dessas artesãs responsáveis pela efetividade e pela beleza do Artesanato da Bahia”, comenta Weslen Moreira, coordenador do Fomento ao Artesanato da Bahia.

O evento também faz parte das ações do Março do Artesanato, realizadas pela Coordenação de Fomento ao Artesanato CFA, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, em parceria com a Associação Fábrica Cultural.