“Escola Virtual Artesanato da Bahia” oferece cursos online gratuitos para artesãs e artesãos

O espaço virtual atenderá aos municípios baianos, através da oferta de qualificação para artesãs e artesãos que desejam aprimorar seus conhecimentos e potencializar os seus empreendimentos.

Estão disponíveis os cursos online do Qualificar para Empreender – Ano II, com formações que atendem aos conteúdos relacionados à Inclusão Digital, Cultura e Identidade, Artesanato da Bahia, Design e Criatividade, Comunicação e Divulgação, Gestão Financeira e Precificação, Mercado e Venda e Participação Política e Associativismo.

Com carga horária que varia entre 10 e 20h, os cursos foram desenvolvidos por educadores especialistas nas temáticas. Os conteúdos programáticos englobam videoaulas, atividades complementares, atividades interativas e vídeos. O participante deverá atingir a frequência mínima para receber seu certificado.

Além das aulas, os participantes da Escola Virtual poderão participar de seleções para mentorias semipresenciais com especialistas em design, mercado e comunicação, como também poderão se inscrever para os cursos intensivos presenciais.

Os artesãs e artesãos cadastrados na plataforma poderão acessar os conteúdos certificados e de qualidade em casa ou de qualquer. Eles também contarão com uma secretaria acadêmica especializada, dedicada a dar o suporte aos usuários, através da própria plataforma e dos canais diretos de comunicação (Whatsapp e email).

A Escola Virtual do Artesanato da Bahia faz parte do Programa de Qualificação do Artesanato da Bahia, desenvolvido pela Coordenação de Fomento ao Artesanato, da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, em parceria com a Associação Fábrica Cultural. A cerimônia de lançamento contará com a mensagem do Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, a coordenadora de fomento ao Artesanato, Ângela Guimarães e a Coordenadora de Qualificação do Programa Artesanato da Bahia, através da Associação Fábrica Cultural, Geise Oliveira.

“Com base no sucesso da primeira edição, apresentamos ao público a segunda edição do Curso Qualificar para Empreender agora nesta plataforma que amplia as possibilidades de formação permanente para artesãs e artesãos, a nossa Escola Virtual Artesanato da Bahia. Esta é uma condição para tornar o nosso artesanato cada vez mais competitivo e assim ampliar o alcance dos mercados” afirma Ângela Guimarães.

A plataforma virtual oferecida pelo Programa de Qualificação do Artesanato da Bahia é totalmente inovadora nos processos de acompanhamento, qualificação e consultoria dos empreendimentos geridos por artesãos. Os cursos oferecidos atenderão as artesãs e artesãos em todos os níveis de experiência em comercialização e inserção de seus produtos no mercado.

Para Geise Oliveira, Coordenadora de Qualificação da Associação Fábrica Cultural, a Escola Virtual representa um passo importante para a consolidação do Artesanato da Bahia como política pública. “A partir dela, vamos estimular ainda mais a qualificação e a potencialização dos empreendimentos geridos por homens e mulheres que fazem do artesanato a sua fonte de renda sem perder a sua referência identitária”.