Encontro reúne trade turístico e instituições de fomento ao artesanato para discutir parcerias em destinos turísticos da Bahia

O encontro com o trade turístico organizado pela Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) ocorreu nesta segunda-feira(13/02), na varanda da Coordenação, com visita guiada ao Centro de Comercialização Artesanato da Bahia e ao espaço Memorial do Artesanato Baiano, na Barra. Na ocasião, os participantes discutiram as oportunidades de parceria para divulgação do artesanato baiano aliada ao trabalho dos agentes de turismo nos vários destinos do estado.

Para o secretário da Setre, Davidson Magalhães, é preciso atuação conjunta com os agentes de turismo para gerar renda e divulgar a cultura do Estado por meio do artesanato baiano. A Bahia é um dos polos turísticos mais importantes do país. O turista que aqui chega precisa conhecer o trabalho dos nossos artesãos e artesãs e o trade turístico pode nos ajudar a visibilizar e promover o Artesanato da Bahia, numa ação em parceria incluindo o Memorial do Artesanato no roteiro de visitas”, afirma ele.

Estiveram presentes o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães; a chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Guilliana Brito; o Superintendente da Economia Solidária, Wenceslau Júnior; o Coordenador de Fomento ao Artesanato, Weslen Moreira; o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens da Bahia, Jean Paul Gonze; oconselheiro da ABAV, Pedro Costa, e a diretora da Associação Fábrica Cultural ,Jaqueline Azevedo.

Em meio ao verão da Bahia e a retomada de eventos no estado, o Artesanato da Bahia tem a oportunidade de entrar na rota turística de Salvador, como ressaltou o Coordenador de Fomento ao Artesanato, Weslen Moreira: “Essa ligação da política de fomento ao artesanato da Bahia e o turismo trabalhará a promoção de nossas artesãs e nossos artesãos do estado com os destinos turísticos, como no caso do espaço Memorial do Artesanato Baiano, no circuito de visitas dos turistas que chegam a Salvador.”

Guilliana Brito, chefe de gabinete da Secretaria de Turismo, disse que há um vínculo do turismo ao artesanato, no intuito de divulgar a riqueza cultural do estado. “É o momento extremamente oportuno de visitação de um memorial importante para valorização da cultura do artesanato da Bahia, do rico artesanato, assim como a comercialização de produtos, que precisam efetivamente ser divulgados, para mostrar o potencial que a Bahia tem. Muitos municípios turísticos possuem essa riqueza em termo de artesanato e a gente precisa divulgar”, declarou.