Continuam abertas as inscrições para o Acelera Iaô, programa de qualificação de afroempreendedores

Continuam abertas as inscrições para o Iaô Labs, a jornada de qualificação do Programa de Afroempreendedorismo Acelera Iaô 2024, com vagas gratuitaspara empreendedoras e empreendedores negros que têm negócios nas categorias de alimentação, moda, artesanato e música. Os interessados poderão se inscrever até às 23h30, do dia 11 de abril, através do formulário de inscrição, acesse AQUI. O programa tem o patrocínio do Grupo Carrefour.

Nesta terceira edição, o 1º ciclo do programa conta com 220 vagas para o Iaô Labs, disponibilizadas em 120 para os empreendedores de moda, música e artesanato e 100 para os empreendedores de alimentação. Em formato híbrido, as aulas serão ministradas online e através de encontros presenciais no espaço de criação, na Fábrica Cultural, na Ribeira.

Confira o regulamento!

Inscreva-se!

O Acelera Iaô e o Iaô Labs destinam-se aos empreendimentos liderados por pessoas negras, pardas e indígenas, maiores de 18 anos, residentes em Salvador, Região Metropolitana e interior do estado. O programa tem como prioridades contemplar as mulheres com empreendimento próprio e negócios criativos, ativos, há, pelo menos, seis meses.

O Iaô Labs é uma jornada de qualificação e aceleração de negócios pretos, formalizados ou não, que contempla aulas em módulos específicos para cada segmento, bancas de pitch e vagas para mentorias individuais na etapa de aceleração.

Quem pode participar

Na inscrição, os projetos, empreendimentos e negócios criativos devem se adequar a um dos segmentos descritos no regulamento. As empreendedoras e empreendedores que já participaram de edições anteriores do programa podem participar, exceto aqueles que foram premiados com investimento semente. Não podem participar os empreendedores que foram contemplados com premiações dos programas da Associação Fábrica Cultural.

Em 2024, o Acelera Iaô pretende qualificar 400 afroempreendedores, com 740 horas de mentorias em 2 ciclos do Iaô Labs, aceleração de 40 negócios e premiação de 10 negócios com investimento semente no valor de 10 mil reais cada. Os empreendedores também podem acessar os serviços de comunicação gratuitos, e estações de trabalho do Espaço de Criação. O programa é realizado pela Fábrica Cultural com patrocínio do Grupo Carrefour Brasil.

O Acelera Iaô impacta diretamente famílias em diferentes níveis de vulnerabilidade social, atuando diretamente na erradicação da pobreza e na promoção da igualdade de gênero ao promover a inclusão socioprodutiva, criativa e econômica de mulheres, sobretudo da Bahia.

Sobre o programa

Criado em 2021, o Acelera Iaô já impactou diretamente cerca de 2500 negócios pretos, consolidando como um dos principais programas de afroempreendedorismo de Salvador. Nestes dois anos, o Iaô Espaço de Criação está em pleno funcionamento na Ribeira, impulsionando negócios e movimentando a região da Península de Itapagipe.

Em diferentes ações, foram comercializados aproximadamente 400 mil reais em produtos nas lojas colaborativas, Mercado Iaô e através do Acelera Sobre Rodas, equipamento estruturado para atender a área de alimentação em eventos externos.

Ao longo do ano, o programa oferece o Iaô Labs – uma jornada de qualificação e aceleração de negócios – com cerca de 3.000 pessoas utilizando seus serviços gratuitos de comunicação (fotografia e design) e do coworking, sediado na Fábrica Cultural, além do Acelera Sobre Rodas, na categoria alimentação, e outras ações de apoio e comercialização para afroempreendedores.