Está aberto o agendamento de serviços gratuitos no IAÔ Espaço de Criação

Os serviços são de Design, Fotografia, Vídeo e Redação Publicitária

Os serviços de Design, Fotografia, Vídeo e Redação Publicitária, oferecidos gratuitamente pelo Acelera Iaô, já podem ser utilizados pelos afroempreendedores no Iaô Espaço de Criação, na Fábrica Cultural, na Ribeira. A cartela de serviços foi desenvolvida para impulsionar e fortalecer a atuação dos empreendedores negros que frequentam os programas Acelera Iaô e o Acelera Com Elas. O agendamento também está aberto, até outubro, para a comunidade da Cidade Baixa e do Subúrbio.

No ano passado, cerca de mil pessoas utilizaram os serviços com atendimentos presenciais e em home-office. A meta é duplicar a frequência de empreendedores negros no Iaô Espaço de Criação, que oferece muito conforto e com uma infraestrutura muito singular na região da Cidade Baixa. O empreendedor vai contar com uma Sala de Aula Multifuncional, Coworking, com internet, tomadas elétricas, Estúdio, Copa e Sala de Espera.

Uso de Espaço: Agende aqui!

Serviços de Comunicação: Agende aqui!

O Iaô Espaço de Criação é uma ferramenta física com foco especial nos empreendimentos da comunidade em busca de contribuição para fomentar em seus negócios uma qualidade profissional. O seu principal objetivo é favorecer o surgimento, o amadurecimento de ideias e negócios em rede, promovendo encontros de empreendedores negros que compartilham de vivências e estéticas semelhantes.

“A missão do Iaô Espaço de Criação é de suprir lacunas oferecendo acesso a ferramentas e estratégias para modelar negócios e oportunidades no mercado. Oferecer estes serviços para os afroempreendedores, pós pandemia, traz um folego para os pequenos negócios, visto que as possibilidades de obter esses serviços de forma gratuita não se configura em uma realidade para muitos negócios pretos em Salvador”, afirma Patrícia Telles, coordenadora do Acelera Iaô.

EMPREENDEDORISMO NEGRO

O Iaô Espaço de Criação possui, de início, a função de espaço de convívio e colaboração, de apoio mútuo. Circulando por ali, os afroempreendedores de diversos perfis não se sentirão os únicos a acreditar na possibilidade de conquistar autonomia e geração de renda por meio do empreendedorismo. Pelas vizinhanças do espaço, os frequentadores estabelecerão contatos e parcerias, ampliando suas redes e o alcance de seus produtos ou serviços.

A difusão do empreendedorismo entre a população negra nos últimos anos possui diversas motivações, que englobam a redução dos postos de trabalho formal; as crises econômicas que empurram negros e negras para o desemprego; ou a necessidade de atender a anseios da comunidade negra com produtos ou serviços específicos. Esses três perfis — por necessidade, por vocação ou por engajamento — foram identificados na pesquisa “Empreendedorismo negro no Brasil”, da Feira Preta.

Assim, embora empreendedoras e empreendedores negros movimentem R$ 1,7 trilhão por ano no Brasil, a falta de apoio profissional especializado permanece como um dos entraves para maior desenvolvimento do empreendedorismo negro e promoção da autonomia dessas populações. Neste sentido, as ações do Programa Acelera Iaô, vem fortalecendo uma rede autônoma de afroempreendedores baianos, por meio da educação empreendedora sob uma perspectiva afrocentrada. 

Uso de Espaço: Agende aqui!

Serviços de Comunicação: Agende aqui!