Programas do Acelera IAÔ terão aula inaugural na Fábrica Cultural

A cerimônia de abertura das atividades acontecerá na próxima terça

As atividades para capacitação de empreendedores negros estão de volta com a aula inaugural do Acelera Iaô e Acelera Iaô com Elas, na próxima terça-feira (28/03), às 9 horas, na Fábrica Cultural, na Ribeira. Aberta ao público, a cerimônia contará com a palestra “Desafios de empreender enquanto mulher preta”, ministrada pela empresária Mônica Tavares, proprietária da Malembe Food & Drinks, do Restaurante Roma Negra e fundadora da MeiBahia. A entrada é franca.

Na bancada de apresentação, participam Júlia Santos – Gerente de Investimento Social do Grupo Carrefour Brasil; Joel Miguez – Presidente da Fábrica Cultural; Patricia Teles – Coordenadora Acelera Iaô; Priscila Mércia – Coordenadora do Acelera com Elas; Ângela Guimarães – Secretária da SEPROMI; e Bruno Monteiro – Secretário de Cultura..

O resultado da seleção será divulgado hoje (sexta – 24/03), com a comunicação, através de e-mail, aos contemplados com uma vaga. Das 285 vagas, 135 serão preenchidas apenas por mulheres negras empreendedoras que participarão da primeira edição do Acelera Com Elas, patrocinado pelo Instituto Nu (Nubank). No programa voltado para o empreendedorismo feminino, as vagas serão preenchidas nas áreas de gastronomia, podcast e digital influencer.

Já no Acelera Iaô, patrocinado pelo Grupo Carrefour, os empreendedores negros e negras ocuparão 150 vagas, divididas em 30 para cada uma das áreas. Na segunda edição, o programa segue muito concorrido nas disputas por vagas nos segmentos de moda, gastronomia (serviços e produtos), artesanato e música.

Após as duas etapas de qualificação oferecidas durante o curso pelos programas Acelera Iaô Com Elas e Acelera Iaô, os empreendimentos desenvolverão seus respectivos planos de negócio e apresentarão para uma banca com três especialistas. No final deste ciclo, as 45 iniciativas com maior potencial de crescimento, participarão do processo de aceleração dos programas e 10 serão beneficiadas com investimento semente de R$ 10.000 (dez mil reais) cada. 

IAÔ ESPAÇO DE CRIAÇÃO

Os programas serão realizados no Iaô Espaço de Criação, que estará aberto das 08 às 17h, de segunda a sexta, na Fábrica Cultural. Neste espaço, os afroempreendedores poderão acessar gratuitamente os serviços de fotografia, vídeo, redação publicitária e designer, além de participar de diversas ações, entre elas, Conexões Iaô e Histórias que Aceleram.

Com ambientes amplos e confortáveis, o espaço também conta com um coworking, com internet, tomadas elétricas e outros equipamentos necessários para a utilização destes serviços. Com tarifa acessível, os afroempreendedores e pessoas da comunidade da Ribeira e da Cidade Baixa também poderão utilizar sala de aula, estúdio e sala de reunião.