Programa Acelera Iaô lança Coleção Colaborativa de Moda Infantil em Ilha de Maré

Acontece nesta sexta-feira (11), o lançamento da Coleção Colaborativa de Moda Infantil em Ilha de Maré

O evento será realizado na Escola Municipal de Ilha de Maré – Praia Grande, na sexta-feira (11), a partir das 14hs. As peças da coleção foram desenvolvidas pela Consultora e Designer de Moda Carol Barreto, junto a mulheres da ABECIM – Associação Beneficente Educacional e Cultural da Ilha de Maré, no território da Praia Grande.

A população terá a oportunidade de conhecer o trabalho rico dessas mulheres, com uma moda criativa e afrocentrada. O desfile apresenta peças diversas, voltadas para o público infantil com recortes do colorido, afro e detalhes em renda.

“As mulheres que aqui se reúnem são rendeiras, bordadeiras, costureiras, mulheres que trabalham com comidas e doces maravilhosos. E, estamos juntas aqui pra gente pensar as potencialidades em termos de produção, já originários, aqui na comunidade. E como a gente constrói produtos que sejam expressivos da nossa origem e respeitáveis a nossa cultura de maneira extensiva a nossa comunidade.” Declara, Carol Barreto – Designer de Moda e responsável pela consultoria em Ilha de Maré.

O processo de aceleração na comunidade, faz parte do Programa Acelera Iaô que tem como objetivo, potencializar a produção artesanal nas comunidades quilombolas e fortalecer o valor cultural e econômico destas produções. Na Ilha, o trabalho teve como base a produção de bordado e cestaria, uma característica de grande importância na geração de renda local.

A comunidade recebeu o investimento semente no valor R$10 mil reais para formação, qualificação e capacitação profissional. O principal objetivo do projeto é resgatar este tipo de trabalho manual, que vem perdendo a força nas comunidades, embora seja uma significativa criação de renda nestas localidades.

O projeto é realizado pela Fábrica Cultural e conta com patrocínio do Grupo Carrefour.

SERVIÇO

O quê: Lançamento da Coleção MODATIVISMO II – Aceleração de Comunidades Tradicionais – Ilha de Maré

Quando: 11/11 (sexta-feira)

Horário: às 14h

Local: Escola Municipal de Ilha de Maré

Endereço: Rua da Caeira, s/n. Praia Grande – Ilha de Maré/Ba.

Realização: ABECIM e Ye Obirin | Co-realização: Fabrica Cultural | Patrocínio: Grupo Carrefour.