Programa Acelera Iaô abre inscrições para qualificação de afroempreendedores

As empreendedoras e empreendedores negras(os) já podem se inscrever no Iaô Labs, a jornada de qualificação do Programa de Afroempreendedorismo Acelera Iaô 2024, cujas vagas estarão abertas, gratuitamente, de 11 de março até às 23h59min, do dia 11 de abril, para quem tem negócios nas categorias de Alimentação, Moda, Artesanato e Música. Os interessados deverão acessar e preencher o formulário de inscrição. Acesse aqui!

Confira o regulamento

Inscreva-se

Para este 1º ciclo, o programa oferece 220 vagas para o Iaô Labs, disponibilizadas em 120 para os empreendedores de Moda, Música e Artesanato e 100 para os empreendedores de Alimentação. As aulas serão ministradas em formato híbrido, através de aulas online e encontros presenciais no Espaço de Criação, na Fábrica Cultural, na Ribeira.

O Acelera Iaô e o Iaô Labs destinam-se aos empreendimentos liderados por pessoas negras, pardas e indígenas, maiores de 18 anos, residentes em Salvador, Região Metropolitana e interior do Estado. O programa tem como prioridades contemplar as mulheres com empreendimento próprio e negócios criativos, ativos, há, pelo menos, seis meses.

O Iaô Labs é uma jornada de qualificação e aceleração de negócios pretos, formalizados ou não, que contempla aulas em módulos específicos para cada segmento, bancas de pitch e vagas para mentorias individuais na etapa de aceleração.

Na inscrição, os projetos, empreendimentos e negócios criativos devem se adequar a um dos segmentos descritos no regulamento. As empreendedoras e empreendedores que já participaram de edições anteriores do programa podem participar, exceto aqueles que foram premiados com investimento semente. Não podem participar os empreendedores que foram contemplados com premiações dos programas da Associação Fábrica Cultural.

Em 2024, o Acelera Iaô pretende qualificar 400 afroempreendedores, com 740 horas de mentorias em 2 ciclos do Iaô Labs, aceleração de 40 negócios e premiação de 10 negócios com investimento semente no valor de 10 mil reais cada. Os empreendedores também podem acessar os serviços de comunicação gratuitos, e estações de trabalho do Espaço de Criação. O programa é realizado pela Fábrica Cultural com patrocínio do Grupo Carrefour Brasil.

O Acelera Iaô impacta diretamente famílias em diferentes níveis de vulnerabilidade social, atuando diretamente na erradicação da pobreza e na promoção da igualdade de gênero ao promover a inclusão socioprodutiva, criativa e econômica de mulheres, sobretudo da Bahia.

Confira o regulamento

Inscreva-se

Sobre o programa

Criado em 2021, o Acelera Iaô já impactou diretamente cerca de 2500 negócios pretos, consolidando como um dos principais programas de afroempreendedorismo de Salvador. Nestes dois anos, o Iaô Espaço de Criação está em pleno funcionamento na Ribeira, impulsionando negócios e movimentando a região da Península de Itapagipe.

Em diferentes ações, foram comercializados aproximadamente 400 mil reais em produtos nas lojas colaborativas, Mercado Iaô e através do Acelera Sobre Rodas, equipamento estruturado para atender a área de alimentação em eventos externos. Ao longo do ano, o programa oferece o Iaô Labs – uma jornada de qualificação e aceleração de negócios – com cerca de 3.000 pessoas utilizando seus serviços gratuitos de comunicação (fotografia e design) e do coworking, sediado na Fábrica Cultural, além do Acelera Sobre Rodas, na categoria alimentação, e outras ações de apoio e comercialização para afroempreendedores.