Peças de artesãs de Cachoeira serão expostas em desfile na Feira Artesanato da Bahia em Salvador

A feira e as festas populares de Cachoeira inspiram o desfile de moda artesanal, Imaginário Popular da Bahia, sábado (18/03), às 17 horas, na área externa do Museu de Arte Moderna – MAM. As peças selecionadas têm a autoria de mulheres artesãs do município do recôncavo baiano.

O artesanato vai estar presente na programação extensa em comemoração ao Dia do Artesão (19/03), que inicia nesta sexta-feira (17/03) e vai até domingo (19/03), reunindo as feiras, espaço da qualificação, exposições, workshops, oficinas e painéis temáticos no 1º Encontro Artesanato da Bahia e shows. A entrada é franca. 

“A coleção Cachoeirana, com roupas bordadas na chita, foi o ponto de partida para este mergulho no universo do Recôncavo. As suas festas populares e a feira me inspiraram para criar o desfile, compondo roupas e acessórios criados por artesãs e artesãos de diversas regiões da Bahia”. O Artesanato da Bahia é muito rico, principalmente na moda, com técnicas de bordados, tear, rendas, pinturas e reaproveitamentos de materiais, especialmente nos acessórios”, revela Tininha Viana, produtora de moda, convidada pelo Coordenador de Fomento ao Artesanato para assinar o styling e a direção do desfile. 

Os looks da Cachoeirana apresentados na passarela também estarão em exposição no MAM.  A coleção revela o belo trabalho das artesãs da Associação Artesanal Chitarte de Cachoeira, que utilizaram o bordado na chita para contar um pouco da história do Recôncavo. Elas participaram do curso “Desenvolvimento de Coleção”, realizado pelo Artesanato da Bahia, ministrado pelo designer de moda Cássio Caiazzo e pela modelista Saraí Reis

A efetivação da qualificação no artesanato é um dos pontos chaves do Desfile, que apresenta para o público o ciclo de execução da política pública do Artesanato da Bahia, contemplando os eixos do fomento até a comercialização. 

Com o tema Imaginário Popular cada artesão expressa a diversidade de técnicas presentes no artesanato baiano, refletindo o elo entre artesanato tradicional e o contemporâneo com valor simbólico ligado às raízes culturais de um povo. O objetivo para além de difundir e valorizar o artesanato de tradição, também é salvaguardar o patrimônio imaterial que está relacionado com saberes e fazeres artesanais. 

Para este desfile, artesãs e artesãos desenvolveram peças de moda artesanal através de técnicas como crochê, bordados, tecelagem, renda de bilro, renda renascença, macramê, costura em retalho e montagem, onde expressam originalidade, inovação e identidade, potencializando a moda baiana que muito se orgulha de suas raízes.

A cultura da produção de peças artesanais contempla um manejo que ritualiza o cotidiano e incorpora-se ao saber ancestral, desde a coleta da matéria prima, produção e finalização das peças. 

A realização é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O evento conta com apoio do Sebrae, IPAC, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo.