Mercado IAÔ encerra temporada com Margareth Menezes, Daniela Mercury e Ganhadeiras de Itapuã

O evento teve ainda as participações de Nêssa e Pierre Onassis

Todos os caminhos levaram ao Mercado Iaô, no domingo (05/02) de muito sol na Ribeira. No encerramento da temporada 2023 de verão, um grande público tomou conta de todos os espaços da Fábrica Cultura. No Palco Diva Menezes, as apresentações de Margareth Menezes, Daniela Mercury e Ganhadeiras de Itapuã, juntas e individuais, reforçaram o clima carnavalesco da cidade. Na abertura, os shows do Afrodisíaco, com Pierra Onassis, e Nêssa, já mostravam que a intenção era não deixar ninguém parado na domingueira do Mercado Iaô.

Mesmo com muito sol, o público chegou cedo na despedida do evento, que contou com uma extensa programação cultural. No Palco Gastronomia, às 12h, o DJ Urubuservando abriu a programação, que prosseguiu com a performance circense de Alexis Ayala e a roda de capoeira da ACACM, com o mestre Angola. A partir das 15 horas, o Cortejo Iaô percorreu todos os ambientes da Fábrica Cultural, começando com a Despedida de Solteiro do Jegue de Cueca e a Jega de Calçola, prosseguindo com As Filhas de Gandhy e encerrando, às 20 horas, com o Samba Junino de Jorge Folgueirão.

No Galpão das Artes, o público se divertiu nas compras de produtos artesanais, com destaque da moda, criados pelos afroempreendedores da Rede Iaô. Já no Espaço da Gastronomia, a variedade no cardápio havia pratos de comida nordestina, baiana e comida de rua para agradar todos os tipos de paladar.

No palco principal, as Ganhadeiras de Itapuã apresentaram um repertório com samba de roda em verdadeiro espetáculo ancestralidade. Juntas no palco, Margareth Menezes e Daniela Mercury cantaram, juntas e individualmente, hits do axé e do afropop, entre eles, Muzenza, Swing da Cor, Ile Aye (Que Bloco é Esse), Faraó, Saudação ao Caboclo e Dandalunda. Nos shows de abertura, a banda Afrodisíaco, com Pierre Onassis, esquentou o público com alguns de seus sucessos, como Café com Pão, Vixe Mainha e Meu Erro. Em seguida, Nêssa manteve o balanço com um repertório para lá de pop, que incluía as músicas Aquele Swing, Gostosinho e Slow Motion.

O patrocínio do Mercado Iaô é do  Instituto NuCarrefour e Prefeitura Municipal de Salvador e a parceria da Rede Campi e da Rede Bahia. A 5ª edição do evento reuniu artistas baianos e nacionais de diversos gêneros musicais, como Margareth Menezes, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Jorge Vercilo, Gerônimo, Nêssa, Afrocidade, A Dama e Vandal.