Feira Artesanato da Bahia e de Economia Solidária chega a Porto Seguro

O evento itinerante foi aberto em Salvador e segue pela Bahia

Depois de atrair centenas de baianos e turistas na abertura da temporada 2023, no último fim semana, no Pelourinho, a Feira Artesanato da Bahia e a Feira da Economia Solidária desembarcam na turística Porto Seguro, no Sul da Bahia. Da próxima sexta (10/02) a domingo (12/02), o evento vai reunir o melhor da produção artesanal, atrações musicais, moda e uma diversificada linha alimentícia, customizada, manufaturada, além de programação artística, na Passarela da Cultura. A entrada é franca.

Na principal cidade da Costa do Descobrimento, os artesãos e artesãs da região vão apresentar produtos criados com diversas técnicas em composições contemporâneas. São utilizadas matérias nativas, como aproveitamentos de cocos, entalhe e pintura em madeira, tecelagem, arte em tecido, bordados, crochê, trançado de fibras naturais de cipós, piaçava e dendê.

Os objetos indígenas, produzidos pelo povo Pataxó, são muito procurados pelos turistas na região. Entre eles, destacam-se as peças utilitárias talhadas em madeira, adornos corporais com sementes, instrumentos musicais e objetos do cotidiano.

Em 2023, a Feira da Economia Solidária passa a integrar a programação itinerante do Artesanato da Bahia, como mais uma ferramenta para divulgar esta modalidade produtiva e econômica. Direto das mãos dos (as) produtores (as), a Economia Solidária estará presente com a exposição e comercialização de produtos alimentícios, customizados e manufaturados. A sua base de trabalho é a cooperação mútua, autogestão, respeito à natureza e igualdade entre gêneros, crenças e etnias.

Em Porto Seguro, as feiras vão reunir artesãos dos municípios que integram a Costa do Descobrimento e do Extremo Sul da Bahia. A realização é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato, do Centro Público e Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol) da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com a Associação Fábrica Cultural e o Instituto Casa da Cidadania. O evento conta com apoio da Rede Bahia e parceria da prefeitura de Porto Seguro.

Em Salvador, as feiras iniciaram com muito sucesso a programação itinerante do evento, que percorrerá diversos municípios da região do Estado. Na Praça das Artes, no Pelourinho, no último fim de semana, centenas de turistas e baianos se encantaram e compraram os produtos expostos no local. Além de promover a exposição e a comercialização, a feira cumpriu o papel de incentivar a inclusão social e produtiva e aquecer o turismo.

A diversão ficou por conta de atrações que se apresentaram nos três dias de eventos, como Dão Black, Juliana Ribeiro, Gerônimo e performance dos DJs Leandro Vitrola e Branco. Um cortejo pelas ruas do Centro Histórico abriu o evento, com a participação do grupo  Samba Jorge Fogueirão, que levou o ritmo do samba junino, e do Samba Coral e do Boi Janeiro de Matarandiba. Em todas cidades que serão percorridas pela feira, os artistas locais serão selecionados para participarem da programação cultural.

SERVIÇO

Feira Artesanato da Bahia e Feira da Economia Solidária

Onde: Porto Seguro

Dias: 10, 11 e 12 de março

Horário: 17h às 22h

Local: Passarela da Cultura

Acesso gratuito.