Estão abertas as inscrições para a participação de afroempreendedores no Mercado Iaô de Primavera, que acontece no dia 01 de outubro, das 10 às 20 horas, na Associação Fábrica Cultural, na Ribeira. Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de setembro, preenchendo o formulário disponível exclusivamente nos links do Galpão das Artes (https://forms.gle/u55CzMnL2oU4oH7R9) e no da área de Gastronomia (https://forms.gle/orhyYhuD79g96CAc8 ). Referência no incentivo à economia criativa, o Mercado Iaô vai ampliar o espaço de comercialização com experiências produtivas de empreendedores negros nas áreas de artesanato, moda, gastronomia e serviços criativos. O evento faz parte da programação do Festival de Primavera, promovido pela Prefeitura Municipal de Salvador.
EMPREENDEDORES/SELEÇÃO
Os afroempreedendores inscritos para comercializarem seus produtos na 2ª Edição do Mercado Iaô de Primavera serão selecionados por um curador designado pela Associação Fábrica Cultural. A curadoria será encarregada de analisar a documentação e avaliação os produtos através das fotos. Os produtos devem estar relacionados a cultura popular, principalmente com as tradições culturais da Bahia, além de imprimir originalidade, criatividade, expressão contemporânea, consciência ambiental e cuidado na apresentação das embalagens.
Após o período de inscrições, que se encerra no próximo dia 18 de setembro, será iniciado o processo de seleção em duas etapas. Na primeira, os empreendimentos pré-selecionados deverão apresentar seus produtos, em data e hora marcada, na Associação Fábrica Cultural, na Ribeira. Após este processo será publicada a lista final dos expositores selecionados.
Com a realização da segunda edição do Mercado Iaô de Primavera, a Fábrica Cultural reforça a sua proposta de contribuir para o fomento da economia criativa, criando vitrines e oportunidades para a comercialização de produtos de empreendimentos afros nos segmentos do artesanato, moda, serviços criativos, gastronomia e música. O evento, que também é realizado no Verão, promove a ocupação cultural da antiga Fábrica de Linhos Nossa Senhora de Fátima, sede da instituição, com a realização de shows, exposições, feiras e outras manifestações culturais.