Iaô Labs – 2º ciclo

Regulamento Resultado Pitch 2º ciclo

Um conjunto de qualificações em empreendedorismo em uma perspectiva afrocentrada para empreendedores negros baianos atuantes nos seguintes setores: Moda, Música, Gastronomia, Artesanato e Negócios Criativos. 

As capacitações abordarão temas como planejamento e gestão de negócios criativos, design estratégico e sustentável, formação de preço e técnicas de vendas, marketing digital para pequenos negócios, entre outras temáticas essenciais para estruturação de pequenos e médios negócios. 

Esses labs contarão com especialistas em cada um dos setores, profissionais experientes no mercado, e promoverão ainda a troca entre empreendedores de um mesmo setor, fortalecendo redes em cada uma das áreas criativas. 

INSCRIÇÕES E VAGAS:

Em março de 2022 serão abertas as inscrições para o 2º ciclo do Iaô Labs, conforme detalhamento a seguir: 

  • Período de Inscrições:  De 28 de março a 18 de abril
  • Prorrogação: até 27 de abril
  • Como se inscrever: No site da Fábrica Cultural
  • Quem pode se inscrever: Empreendedores negros, com idade maior que 18 anos, atuantes nas áreas de moda, gastronomia, artesanado, música e serviços criativos há, no mínimo, 6 meses, e residentes em Salvador e cidades próximas 

Através do segmento “Serviços Criativos” poderão se inscrever empreendedores das áreas de Artes Cênicas, Design, Artes Visuais, Audiovisual, Arquitetura, Games, Softwares aplicados à economia criativa, Podcasts, Rádio, TV, Publicidade, Literatura e Mercado Editorial, Eventos/entretenimento e Turismo Cultural.

  • Vagas: 150 (30 para cada área)
  • Seleção: 28 de abril a 05 de maio
  • Divulgação do Resultado: 06 de maio.

REALIZAÇÃO DO IAÔ LABS

  • METODOLOGIA: Os Labs acontecerão REMOTAMENTE, e serão compostos por conteúdos teóricos e práticos que viabilizem aos empreendedores a estruturação dos seus respectivos planos de negócio. 

A Formação será organizada em 2 trilhas de conteúdos, a saber:

1º trilha

Aulas gravadas / atividades em plataforma específica / suporte de tutor de aprendizagem online para os participantes

Neste primeiro momento será realizado um LAB geral, contemplando os 150 empreendedores com aulas online sobre temas comuns à realidade das 5 áreas. O conteúdo deste primeiro momento do Iaô LAbs oferecerá uma visão ampla sobre empreendedorismo negro, desenvolvimento de marca, segmentação e seleção de mercado e marketing digital. 

2º trilha: 

Aulas online ao vivo (Google Meet) /Estruturação de Plano de Negócio / Apresentação de Pitchs para banca especializada.

Na segunda trilha do Iaô Labs, cada empreendedor seguirá na capacitação participando de Lab exclusivo do setor no qual atua, de acordo com os 5 segmentos em questão (moda, gastronomia, artesanato, música e serviços criativos). Durante os Labs, o conteúdo abordado será específico de cada área, envolvendo módulos de sustentabilidade, noções de design de produtos e serviços, gestão financeira, estrutura de custos, precificação, técnicas de vendas e comercialização, entre outros. O desempenho dos empreendedores será acompanhado pelos educadores de cada segmento e pela tutoria do programa. 

Para este segundo momento, encontros presenciais estão previstos para acontecer no IAÔ Espaço de Criação, quando haverá um aprofundamento na compreensão do empreendedorismo e na prática de planejamento de negócios criativos. Nesta etapa, cada empreendedor será estimulado a estruturar um plano de negócios aplicado ao seu segmento no qual atua. Na sequência, logo após a conclusão do 1º ciclo do Iaô Labs, um segundo ciclo será iniciado, abrindo oportunidade de formação de mais 150 empreendedores no mesmo formato. 

Ao final do processo, mais  150 empreendedores deverão apresentar um pitch para banca especializada, entre os quais + 25 empreendimentos negros serão selecionados para participar do processo de aceleração dos seus negócios. Ao todo, 50 empreendimentos pretos  participantes dos 2 ciclos do Iaô Labs serão acelerados através do Programa Acelera Iaô e, deste total, 10 serão premiados com investimento de R$ 10.000

Cronograma Pedagógico (2° ciclo do Iaô LABS):

Aula inaugural: 13 de maio
Ambientação online: 15 de maio
Realização do módulos: 16 de maio a 17 de junho
Banca de apresentação dos planos de negócios:

Resultado Pitch 2º ciclo