Feira Artesanato da Bahia segue até quinta-feira, 25, no Shopping da Bahia

Tricô, patchwork, crochê, papel machê, pinturas, bordados em linha, papietagem, madeira talhada, cerâmica em argila, trançado, mosaico, costura em couro e retalhos com crochê. Técnicas que se transformam em objetos originais de decoração e utilitários nas mãos de artesãs e artesãos que participam da Feira Artesanato da Bahia, que acontece na Praça Dorival Caymmi, 2º piso, no Shopping da Bahia, em Salvador.

A terceira edição, marca o encerramento do evento nesta quinta-feira (25/05), que contará com um show especial de Gab Ferruz, das 18h às 19h. Desde sua abertura (11/05), a Feira Artesanato da Bahia seguiu por duas edições, promovendo, a cada cinco dias, o revezamento de 20 criadores. Com entrada franca, o funcionamento da Feira segue o horário do Shopping da Bahia.

Ontem (21/05), os estandes passaram a ser ocupados com uma diversidade de peças que vão encantar os visitantes. Vale destacar a presença do artesanato indígena, através das produções de Luciana Barbosa, da comunidade Tupinambá, em Ilhéus; Nilton da Silva Santos, da Aldeia Imbiriba, em Santa Cruz de Cabrália; e Talita Jesus Batista, da Aldeia Kiriri, em Banzaê.

A produção indígena se destaca pela diversidade de matéria prima nativa utilizadas em objetos para decoração, acessórios e outros utilitários. São brincos, colares, pulseiras de miçangas, sementes e penas, bolsas aios, cocares de palha, copos de coco, maracas, luminárias e cestos trançados.

A Feira também conta com a participação de artesãs e artesãos de Salvador e outras regiões. Eles trazem um trabalho de qualidade, como toalhas, almofadas e colchas, desenvolvido por várias técnicas, entre elas, crochê, macramê, rendas, tecelagem manual, richelieu, redendel e frivolité.

De Salvador, participam as(os) artesãs(ãos) Rose Mary Costa, Sabrina Thalya, Sara Do Carmo, Simone Sousa, Tiago Rodrigues, Valdira Santana, Andréa Medeiros, Antonieta Aleluia, Eliete de Oliveira, Fernanda do Carmo, Irina Fernandes, Isabela Deolinda, Jorge Lima e Patrícia Dantas. Outras regiões estão representadas por Marlúcia Souza e Neide Alves (Alagoinhas), Sulvani Nascimento (Valença).

Em 2023, a Feira Artesanato da Bahia já realizou edições em Porto Seguro, Prado, Salvador (Pelourinho e MAM) e Juazeiro. Com o encerramento no Shopping da Bahia, o evento seguirá com seu calendário de visitas por vários municípios baianos. Está é uma realização da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia e pela Associação Fábrica Cultural.

PROGRAMAÇÃO

FEIRA ARTESANATO DA BAHIA – 3º Edição

Data: 21 a 25 de maio

Horário de funcionamento do Shopping da Bahia

Onde: Praça Dorival Caymmi – no 2º piso.

Show: 25/05 Gab Ferruz (das 18 às 19h)