Exposição Faces do Metal é resultado das atividades do Curso Intensivo de Artesanato em Metal

Na última quarta-feira (08/03) foi encerrado o curso “De antemão, à mão: Artesanato em Metal”, no Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (CEPAIA-UNEB), no Santo Antônio Além do Carmo, com entrega de certificado e abertura da Exposição Faces do Metal até o dia 14 de março, de segunda a sexta-feira das 09h às 17h.

O objetivo do curso foi apresentar aos educandos o entendimento das características e comportamentos dos metais para a sua aplicabilidade. Aprender a como enxergar as formas das coisas e transportar do bidimensional para o tridimensional.

Iraildes Souza, uma das artesãs educandas, salienta que o curso foi composto por aprendizados para iniciantes na aplicabilidade do metal e que foi de grande proveito fazer parte da qualificação. “Participar do curso de artesanato em metal para mim foi uma experiência muito boa, pois aprendi várias técnicas, aprendi a manusear ferramentas e a fazer escultura de orixá, que eu sempre fui apaixonada”, comenta ela.

O curso teve início em dezembro e é uma ação da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), da Secretaria de Trabalho , Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com a Associação Fábrica Cultural. no qual o artesão, artista plástico e designer Alessandro Teixeira, ministrante da qualificação, orientou as(os) artesãs(ãos) a aperfeiçoar a produção artesanal com foco na estética.

A exposição “Faces do Metal”, que tem o foco na ancestralidade e possui peças que exploram a versatilidade no uso do metal, também será apresentada na abertura do I Encontro Artesanato da Bahia, no Museu de Arte Moderna(MAM), e permanece durante os dias da edição especial da Feira Artesanato da Bahia com a Feira da Economia Solidária, no mesmo local, até o domingo, 19 de março, no Dia Nacional da Artesã e do Artesão, compondo a programação do evento.