Acelera IAÔ prorroga até 13/03 as inscrições dos programas para afroempreendedores

Os projetos de qualificação somam 285 vagas abertas pela Fábrica Cultural

As inscrições para participar do Acelera Iaô Com Elas e Acelera Iaô, projetos de qualificação para empreendedoras e empreendedores negros, foram prorrogadas até o dia 13 de março. A medida é para que os interessados em concorrer as 285 vagas tenham mais tempo para participarem, com tranquilidade, das inscrições, que foram abertas nas vésperas do Carnaval. Para se candidatar, é só acessar o site:   https://fabricacultural.org.br/fabrica-cultural/

Com 135 vagas, o programa Acelera Com Elas, patrocinado pelo Instituto Nu (Nubank), é aberto apenas para participação de empreendedoras negras. Já o Acelera Iaô, patrocinado pelo Grupo Carrefour, oferece 150 vagas para afro-empreendedores homens e mulheres. Em ambos os programas, só poderão se inscrever maiores de 18 anos, com disponibilidade para frequentar aulas presenciais na Fábrica Cultural, na Ribeira.

Os interessados devem apresentar um projeto, empreendimento ou negócio criativo em atividade por, no mínimo, seis meses, adequados aos segmentos oferecidos pelos programas. São negócios de Alimentação, Produção de Áudio, Influências Digitais, Gastronomia, Música, Moda e Artesanato.

Após as duas etapas de qualificação oferecidas durante o curso pelos programas Acelera Iaô Com Elas e Acelera Iaô, os empreendimentos desenvolverão seus respectivos planos de negócio e apresentarão para uma banca com três especialistas. No final deste ciclo, as 45 iniciativas com maior potencial de crescimento, participarão do processo de aceleração dos programas e 10 serão beneficiadas com investimento semente de R$ 10.000 (dez mil reais) cada. 

O Acelera Iaô Com Elas promove odesenvolvimento de empreendedoras negras baianas por meio do apoio, da qualificação e da aceleração de seus negócios. O programa busca promover a autonomia e a geração de renda para as mulheres negras e periféricas de Salvador e região metropolitana, articulando educação empreendedora afrocentrada, economia criativa e comunicação digital.  

As afroempreendedoras do Acelera Iaô Com Elas serão qualificadas em Negócios de Alimentação (prestadoras de serviços de gastronomia, donas de bares, restaurantes, lanchonetes e de empreendimentos que comercializam produtos de alimentação com foco em comercialização no digital), Negócios de Produção de Áudio (produtoras de música e podcasts) e Negócios Influências Digitais (Youtubers e Influencers).

Os dois programas do Acelera Iaô contam com o “Iaô Labs”, laboratórios criativos com áreas específicas, que funcionam como ferramenta de abordagem, qualificação e articulação entre a educação empreendedora, conhecimento técnico/estético/criativo e ferramentas digitais. Os Labs abordam temas como desenvolvimento de marca, Storytelling e Gatilhos Mentais, técnicas de vendas e comercialização on e off, marketing digital para pequenos negócios, entre outros. Os participantes terão acesso a serviços gratuitos de comunicação oferecidos pelo Iaô Espaço de Criação, localizado na Fábrica Cultural.