A Exposição Orixás, Panos e Adereços será aberta nesta terça-feira (17/04), às 17horas e permanece até o dia 20 de abril, das 09h às 16h, na Casa Artesanato da Bahia, localizada no Largo do Porto da Barra. A entrada é franca.
O evento é resultado do projeto Bahia Artesanato Miscigenado que ofereceu oficinas de bordados desfiados e adereços dos orixás, com a exposição de peças feitas por mulheres negras das comunidades que participaram da qualificação, entre elas: Terreiro Ilê Axé Yá Onira, Centro do Caboclo Erú da Aldeia de Jequiriçá, de Pau da Lima e de integrantes do Terreiro Vence Tudo de Pirajá.
A turma aprendeu a lidar com máquinas de costura, produção de desenhos, debuches e confecção das peças, desfio dos panos, tramas, confecção das peças, o desenvolvimento e expressão da criatividade, até a importância das vivências e saberes ancestrais.
O encerramento marca um período de aprendizado, com o objetivo da preservação da memória acerca das técnicas artesanais que expressam a originalidade produzida no artesanato baiano.
Esta é uma realização da Associação Civil Filhos de Bárbara com apoio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho. Emprego, Renda e Esporte (SETRE).