No clima de muita emoção, a cerimônia de assinatura do Investimento Semente para 10 afroeempreendedoras do Programa Acelera com Elas, movimentou a manhã desta quarta-feira (25/10), na Fábrica Cultural, na Ribeira. A ação marcou o encerramento das etapas de qualificações e mentorias ofertadas às 45 aceleradas pelo programa, nas categorias de PodCast, Influências Digitais e Gastronomia. Cada um dos 10 negócios selecionados recebeu um Investimento Semente no valor de R$10 mil reais, totalizando R$100 mil entregues.
A assinatura do termo de doação contou com a presença de Jaqueline Azevedo, diretora da Fábrica Cultura; Priscila Mércia, coordenadora do Programa; Joel Miguez, presidente da Fábrica Cultural; Sônia Dias, coordenadora pedagógica, além das empreendedoras contempladas. Realizado pela Fábrica Cultural e patrocinado pelo Instituto Nu, em seu primeiro ano de execução, o programa Acelera Iaô Com Elas impactou a vida de mais de 1700 mulheres pretas, a partir das qualificações, mentorias, serviços de comunicação, palestras, workshops e oficinas gratuitas, além de oportunidades de comercialização e escoamento de produtos e serviços.
“O investimento irá fornecer a essas mulheres a possibilidade de sair do ciclo de empreendedorismo por sobrevivência para o lugar de geração de renda e riqueza”, afirma a coordenadora Priscila Mércia, acrescentando que as mulheres pretas e periféricas têm muita criatividade, garra, conhecimento empírico e determinação. Com base nisso elas mudam as suas vidas aplicando no empreendedorismo, mas enfrentam um grande sabotador que é a falta de recursos financeiros para estruturar e executar seus negócios com calma, planejamento e assertividade.
O Acelera Com Elas contemplou representantes em três categorias, sendo em Podcast: Daniela Bastos (@patroa.cast);Influencers: Bruna Basto (@opue_criativa), Marcela Santos (@deusa.chic), Evanilma Queiroz (Mulheres Iluminadas); Gastronomia: Isabel Helena (@docinhosdoceu_ssa), Renata Lago (@dudendeoficial), Theresa Cristina (@trivialgourmet), Vanessa Luz (@chupadagourmet), Marina Bomfim (@oyá_docesdelicias) e Flavia Puridade (@puripoca).
“Sempre participei do Mercado Iaô de Verão como espectadora do evento, mas vi a oportunidade de participar como empreendedora da edição de Primavera do ano passado. Me inscrevi timidamente e fui selecionada. Foi aí que percebi a potencialidade de meu negócio. Foi a minha virada de chave”, afirma Flavia Pluridade, da marca Puripoca Pipoca Gourmet. A partir deste momento, ela decidiu que não voltaria para a CLT. “Decidi voltar para o mercado, mas focada no meu trabalho. Não imaginava que participar do Acelera com Elas seria tão transformador. Esse investimento Semente veio coroar tudo que vivo nestes 7 meses ao lado de empreendedoras que precisavam também estar aqui”.
O Acelera com Elas é um programa de empreendedorismo direcionado a negócios liderados por mulheres negras por meio do apoio, da qualificação e da aceleração de seus negócios, com o objetivo de ampliar o impacto positivo gerado para mulheres negras nas periferias baianas.
“O Acelera Com Elas mudou totalmente a visão que eu tinha do meu negócio. Eu estava pensando encerrar tudo e partir para outra área, mas fui escalada para o programa e mudou totalmente a minha vida. Foram conhecimentos, novas pessoas e, no final, acabei sendo comtemplada com o Semente. Muito gratificante, não esperava. A energia é de renovação, porque tive uma queda muito grande na pandemia que está impactando até agora e com este investimento quer voltar com uma nova roupagem”, revela Isabel Helena, da Docinhos do Céu.