Presente em grandes eventos, Fábrica Cultural inicia as comemorações de 20 anos

Fábrica Cultural marcou presença com sucesso no Bahia Tech Experience – BTX 23, maior encontro de tecnologia e inovação da Bahia, realizado pelo Sebrae Bahia, entre os dias 28 e 30 de setembro, no Parque Tecnológico. A participação da instituição em eventos de grande porte marca o início da programação das celebrações dos 20 anos da organização social, que acontece em março de 2024.

Durante dois dias, a Fábrica Cultural foi representada pelos afroempreendedores na área de moda, artesanato, gastronomia e digital influencers, participantes dos programas Acelera Iaô, patrocinado pelo Grupo Carrefour, e do Acelera com Elas, patrocinado pelo Instituto Nu. O trabalho desenvolvido na Fábrica Cultural também foi divulgado no estande institucional do BTX, que recebeu muitos convidados. Nas mídias sociais, a cobertura prévia e durante o evento foi realizada pelas digitais influencers Marcela dos Santos (@Deusa Chic) e Fernanda Alves Canna Brazil Ramos (@nandinhabrazil). As duas participam do programa Acelera com Elas.

A Fábrica também marcou presença nos painéis da Feira das Pretas. No bate-papo com o tema “Gestão das Emoções e Saúde Mental da Empresária Negra”, o Acelera com Elas foi representado por Amanda Henrique (PsiPreta), que se destacou entre as mulheres que discutiram sobre vários assuntos sobre a importância da saúde mental nos negócios.

Já no painel “Mulher Negra no Cenário da Inovação” as empresárias falaram sobre inovação e negócios. “Inovamos toda vez que pensamos em sair da bolha, criar algo diferente. Quando pensamos em tecnologia, pensamos no produto, mas precisamos pensar como utilizamos o produto para inovar no serviço”, comentou Camilla França, coordenadora de projetos e comunicação da Fábrica Cultural, ao ser abordada sobre a inovação em sua carreira.

As afroempreendedoras se espalharam nos estandes da Feira das Pretas, com seus produtos de moda, artesanato e acessórios. Através do programa Sebrae Delas, participaram as marcas Use Uka, de Najara Argolo; Joci Santos Ateliê, de Jociane dos Santos; Candance Moda Afro, de Ana Cristina das Neves; Opué Criativa, de Bruna Bastos; Marargila, de Amanda Conceição; e BlackPim, de Iele Ferreira.

Acelerada do Programa Acelera com Elas, realizado pela Fábrica Cultural, a empreendedora Bruna Bastos diz que seus negócios estão crescendo a cada dia. “A gente começa a empreender por necessidade e ser uma acelerada pela Fábrica Cultural fez uma diferença grande na minha caminhada. A gente sai de lá preparado para expandir nossos potenciais, entender o nosso negócio e as potências tecnológicas que a gente utiliza. A Fábrica me trouxe essa profissionalização”, afirma Bruna.

As empreendedoras do Acelera com Elas e do Acelera Iaô também fizeram muito sucesso na área da gastronomia. As filas eram extensas nos estandes para provar as pizzas, bolos e tortas da Ray Doces Sensações, de Raijane Nascimento; e os deliciosos Crepes da Jane, de Janemeire Santos. Já no food truck Acelera Sobre Rodas, na área externa do evento, o cardápio variado foi muito disputado entre as pessoas. Sucesso para o feijão tropeiro “ao vivo” da Trivial Gourmet, de Theresa Cristina; e o croquete de moqueca e a quiche de camarão da Iracy Salgados, de Dilmara Santos.

“O Acelera Com Elas é um programa que valorizou muito o meu trabalho, alavancou a marca do Trivial Gourmet. É um prazer participar do BTX, com o feijão tropeiro ao vivo, um produto que nasceu no Mercado Iaô de Verão. A felicidade é grande em dividir esses momentos com a Fábrica Cultural, que tem trazidos muitas oportunidades para o meu trabalho”, comenta Theresa Cristina.