Prado recebe as feiras Artesanato da Bahia e Economia Solidária de sexta a domingo

Depois de ser muito prestigiada pela população local e turistas nacionais e internacionais na Passarela da Cultura, em Porto Seguro, a Feira de Artesanato da Bahia e a Feira da Economia Solidária saem da Costa do Descobrimento e seguem a rota turística pelo Extremo Sul da Bahia. Em Prado, os artesãos, artesãs e produtores da economia solidária locais e da região vão apresentar e comercializar seus produtos e criações, a partir desta sextafeira (24/02) até domingo (26/03), das 17 às 22 horas, na Praça da Matriz. Depois de Prado, as feiras encerram a temporada de verão nos dias 17 a 19 de março, no Museu de Arte Moderna – MAM. A entrada é franca.

Em Prado, estarão reunidos artesãos dos municípios da Costa do Descobrimento e do Extremo Sul da Bahia.  Os visitantes poderão adquirir os produtos artesanais apresentados diretamente pelos criadores, dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos. 

Na região, são utilizadas técnicas que empregam a matéria nativa em composições contemporâneas, como aproveitamentos de cocos, entalhe e pintura em madeira e tecelagem.  arte em tecido, bordados, crochê, trançado de fibras naturais de cipós, piaçava e dendê.

Já a Feira da Economia Solidária, parceira do Artesanato da Bahia, chega como mais uma ferramenta para divulgar esta importante modalidade produtiva e econômica. Direto das mãos dos (as) produtores (as), a Economia Solidária estará presente com a exposição e comercialização de produtos alimentícios, customizados e manufaturados. A sua base de trabalho é a cooperação mútua, autogestão, respeito à natureza e igualdade entre gêneros, crenças e etnias.

A realização é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato, do Centro Público e Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol) da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com a Associação Fábrica Cultural e o Instituto Casa da Cidadania. O evento conta com apoio da Rede Bahia e parceria da prefeitura de Prado.

PORTO SEGURO

Em Porto Seguro, as feiras ganharam destaque na programação turística e cultural da região. Durante os três dias, o público pôde conhecer de perto os produtos expostos no local, com muitos turistas encantados e comprando os produtos criados e cultivados na Bahia.

Além de promover a exposição e a comercialização, as feiras cumpriram o papel de incentivar a inclusão social e produtiva e aquecer o turismo. O evento foi prestigiado com a presença do secretário da Setre, Davidson Magalhães; do Coordenador de Fomento ao Artesanato, Wesley Moreira; do Chefe de Gabinete, Juremar de Oliveira; e da deputada federal Alice Portugal.

SERVIÇO

Feira Artesanato da Bahia e Feira da Economia Solidária

Onde: Prado

Dias: 24,25 e 26 de fevereiro

Horário: 17h às 22h

Local: Praça da Matriz

Acesso gratuito.

Programação cultural

Sexta feira (24/02):

Awe de boas-vindas e abertura com os índios Pataxós

Música ao vivo: Marcio Mauricio

Sábado (25/02):

Apresentação Afro Opô Xangô

Solo Ilê

Música ao Vivo – Dedy Macae

Domingo (26/02):

Dança de rua

Marujada

Música ao vivo – Clara Castro e Hd Studio