O Natal será diferente no Shopping da Bahia com as Feiras Artesanato da Bahia

As compras de Natal no Shopping da Bahia vão ganhar sugestões originais e muito especiais do Artesanato da Bahia, em 2022. Durante o mês de novembro, as pessoas terão a oportunidade de presentear os familiares e amigos com peças utilitárias e para decoração, que serão comercializadas em quatro Feiras Artesanato da Bahia, das 09 às 22h (segunda a sábado) e das 12 às 21h (domingo) na Praça Divaldo Franco, 2º piso, no Shopping da Bahia. São produtos desenvolvidos por artesãs e artesãos baianos e que representam a diversidade e identidade do estado.

Na primeira semana, de 04 a 08 de novembro, a abertura da Feira vai reunir as principais técnicas do artesanato indígena, crochê, macramê, redendel, bonecos de pano, bordado e papel machê, entre outras técnicas. Ao longo do mês, serão realizadas mais três edições da Feira, com grupos diferentes de artesãs e artesãos trazendo novos produtos e técnicas diversas do artesanato baiano.

A primeira Feira contará com a participação de mais 13 artesãs e artesãos, entre eles, Aldair Nascimento (Bárbara), da Ilha de Maré (Salvador), com a técnica de trançado; a mestra artesã Maria dos Anjos (Inhambupe), com bordados; e Roque Santos (Salvador) com peças em entalhes em madeira.

Um dos objetivos das Feiras é promover a inclusão socioprodutiva e a geração de renda de artesãs e artesãos baianos, que terão a oportunidade de comercializar sua produção diretamente com o cliente final, sem intermediários. Além de contribuir para os empreendimentos artesanais do estado, as Feiras são fundamentais para a promoção de identidades e tradições culturais dos territórios de identidade da Bahia.

“As Feiras Artesanato da Bahia carregam potência de apresentar ao grande público frequentador deste importante centro comercial do estado o melhor da nossa produção artesanal, especialmente neste momento de grande procura por presentes de Natal. Devem aquecer as vendas no segmento e possibilitar que cada comprador leve para casa produtos com identidade cultural feitos com a mão e com o tempo por nossas artesãs e artesãos”, afirma Ângela Guimarães. Coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre.

As Feiras irão reunir a produção artesanal dos Polos do Artesanato do Estado da Bahia, que são: Polo 01 – Territórios do Salvador e Recôncavo, Polo 02 – Territórios do Litoral Norte e Agreste Baiano, Polo 03 – Costa do Dendê e Jiquiriçá, Polo 04 – Território do Cacau, Polo 05 – Territórios do Costa do Descobrimento e Extremo Sul, Polo 06 – Territórios do Sertão e São Francisco, POLO 07 – Territórios do Chapada Diamantina, Polo 08 – Territórios do Sudoeste, e Polo 09 – Territórios do Oeste.

As Feiras Artesanato da Bahia são uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, em parceria com a Associação Fábrica Cultural. Esta edição das Feiras conta com o apoio do Shopping da Bahia.

FEIRA ARTESANATO DA BAHIA

Períodos:

1ª Semana Feira Artesanato da Bahia – 04 a 08/11

2ª Semana Feira Artesanato da Bahia – 09 a 15/11

3ª Semana Feira Artesanato da Bahia – 16 a 22/11

4ª Semana Feira Artesanato da Bahia – 23 a 30/11

Hora: 09 às 22h (segunda a Sábado) e das 12 às 21h (domingo)

Onde: Shopping da Bahia – Praça Divaldo Franco, 2º Piso.