Iaô Labs – 1º ciclo

Resultado 1º Ciclo Iaô Labs Resultado Pitch 1º Ciclo

Um conjunto de capacitações abordando o empreendedorismo em uma perspectiva afrocentrada para empreendedores negros baianos. O “Iaô Labs” promoverá a articulação entre educação empreendedora, conhecimento técnico/estético/criativo e ferramentas digitais, trabalhando cada nicho da economia criativa através de laboratórios específicos para os seguintes setores: Moda, Música, Gastronomia, Artesanato, Design e Negócios Criativos. Durante o Programa, serão realizados 2 ciclos do Iaô Labs, sendo o primeiro ciclo em março e abril/2022 e o segundo ciclo a partir de abril de 2022.

As capacitações abordarão temas como planejamento e gestão de negócios criativos, design estratégico e sustentável, formação de preço e técnicas de vendas, marketing digital para pequenos negócios, entre outras. Uma das caraterísticas dos “Iaô Labs” é seu foco nos nichos criativos. Esses labs contarão com especialistas em cada um dos setores, profissionais experientes no mercado, e promoverão ainda a troca entre empreendedores de um mesmo setor, fortalecendo redes em cada uma das áreas criativas. Os participantes dos “Iaô Labs” terão acesso a serviços gratuitos de comunicação oferecidos pelo Espaço Iaô de Criação, através do Programa. Ao todo, serão realizados 2 ciclos do Iaô Labs, contemplando um total de 300 empreendedores (150 por ciclo) e, ao final de cada ciclo, os os negócios dos participantes serão apresentados em uma banca digital com 3 especialistas. Ao final, um total de 50 iniciativas (25 por ciclo) com maior potencial de crescimento participarão do processo de aceleração, denominado “Acelera Iaô”.

INSCRIÇÕES E VAGAS:

De 15 de janeiro até 13 de fevereiro estão abertas as inscrições para as 150 vagas do 1º ciclo do Iaô Labs.

  • Quem pode se inscrever: Empreendedores negros atuantes nas áreas de moda, gastronomia, artesanado, música e serviços criativos.Através do segmento “Serviços Criativos” poderão se inscrever empreendedores das áreas de Artes Cênicas, Fotografia, Design, Artes Visuais, Audiovisual, Arquitetura, Games, Softwares aplicados à economia criativa, Podcasts, Rádio, TV, Publicidade, Literatura e Mercado Editorial, Eventos/entretenimento e Turismo Cultural.
  • Vagas: 150 (30 para cada área)
  • Divulgação de selecionados: 17/02
  • Início dos Labs: 03/03

REALIZAÇÃO DO IAÔ LABS

METODOLOGIA: Os Labs acontecerão em formato híbrido, com aulas online e encontros presenciais compostos por conteúdos teóricos e práticos que viabilizem aos empreendedores a estruturação dos seus respectivos planos de negócio. Ao final do processo, os 150 empreendedores deverá apresentar um pitch para banca especializada, entre os quais 25 empreendimentos negros serão selecionados para participar do processo de aceleração dos seus negócios.

Formação organizada em 2 momentos:

1º momento:

Aulas gravadas / atividades em plataforma específica / suporte de tutor de aprendizagem online para os participantes.
Neste primeiro momento será realizado um LAB geral, contemplando os 150 empreendedores com aulas online sobre temas comuns à realidade das 5 áreas. O conteúdo deste primeiro fomento do Iaô LAbs oferecerá uma visão ampla sobre empreendedorismo, desenvolvimento de marca, segmentação e seleção de mercado e marketing digital, totalizando uma média de 8 horas/aula previamente gravadas e disponibilizadas em plataforma específica.

2º momento:

Aulas online ao vivo (Google Meet) / Encontros presenciais no Iaô Espaço de Criação / Estruturação de Plano de Negócio / Apresentação de Pitchs .
A partir da segunda semana do Iaô Labs, cada empreendedor seguirá na capacitação participando de Lab exclusivo do setor no qual atua, de acordo com os 5 segmentos em questão (moda, gastronomia, artesanato, música e serviços criativos). Durante os Labs, o conteúdo abordado será específico de cada área, envolvendo módulos de sustentabilidade, noções de design de produtos e serviços, gestão financeira, estrutura de custos, precificação, técnicas de vendas e comercialização, entre outros. O desempenho dos empreendedores será acompanhado pelos educadores de cada segmento e pela tutoria do programa.
Para este segundo momento, encontros presenciais estão previstos para acontecer no IAÔ Espaço de Criação, quando haverá um aprofundamento na compreensão do empreendedorismo e na prática de planejamento de negócios criativos. Nesta etapa, cada empreendedor será estimulado a estruturar um plano de negócios aplicado ao seu segmento no qual atua. Ao final da formação, cada empreendedor apresentará um pitch para uma banca de especialista, entre os quais 25 serão selecionados para um processo de aceleração que envolverá mentorias individuais e coletivas, além de acesso gratuito aos serviços de comunicação que serão ofertados através do Iaô Espaço de Criação.

Na sequência, logo após a conclusão do 1º ciclo do Iaô Labs, um segundo ciclo será iniciado, abrindo oportunidade de formação de mais 150 empreendedores no mesmo formato.

Cronograma Pedagógico (1° ciclo do Iaô LABS):

Aula inaugural: 3 de março
Ambientação online: 4 de março
Lab geral: 7 a 17 de março
Labs por segmento: 21/03 a 12/04
Banca de apresentação dos planos de negócios: 13 de abril

Resultado 1º Ciclo Iaô Labs Resultado Pitch 1º Ciclo