Mercado Iaô de Primavera tem recorde de público na Ribeira

Margareth Menezes recebeu convidados na edição marcada pela presença de afroempreendedores

Os portões fechados por volta das 17h confirmaram que o público estava com saudades do Mercado Iaô, uma das principais atrações nos verões de Salvador. Na edição especial de Primavera, Margareth Menezes matou a saudade de mais de quatro mil pessoas, cantando por mais de duas horas. No Palco Diva Menezes, batizado em homenagem a sua mãe, ela recebeu os convidados Jau, Àttooxxa e Maya e DiCerqueira, artistas baianos contemplados nas qualificações do programa Acelera Iaô.


O que diferencia esta edição das anteriores, é que todos os seus espaços foram ocupados por afroempreendedores, contemplados pelo Acelera Iaô, na música, gastronomia, moda, artesanato e serviços criativos. O programa e o evento têm patrocínio do grupo Carrefour e da Prefeitura de Salvador.

Desde a abertura dos portões, às 10h, o movimento de pessoas já era intenso no acesso a Fábrica Cultural, na Ribeira. Com entrada franca, os portões foram fechados por volta das 17h, deixando de fora muita gente que estava na gigantesca fila, que ultrapassou a Sorveteria da Ribeira. Dentro do evento, um dos espaços mais concorridos foi o Galpão das Artes, uma feira com artesanato, roupas, acessórios e serviços criativos, criados por empreendedores negros.

Com uma culinária variada, destacando a comida de rua, o Espaço Gastronomia também recebeu um grande movimento em torno dos foods bikes e trucks e barraquinhas, que oferecerão uma variada culinária, com destaque para comida de rua. Neste espaço, o ator Jorge Washington cozinhou ao vivo durante seu descontraído bate-papo culinário.



Nos palcos alternativos, a programação musical reuniu alguns dos artistas contemplados no Programa Acelera Iaô. Na entrada da fábrica, o palco da gastronomia recebeu o ForroSound, DiCerqueira, DJ Leandro Vitrola, Jann Souza e Partido Afro. Já no Galpão das Artes, se apresentaram os DJ Tau, Maya e Amós Albuquerque. Neste palco, o talk show Marcas Que Inspiram reuniu os estilistas Luana Bonfim (Preta Brasil), Sillas Maria (Sillas Filgueira), Madá (marca Negrif) e Moab Barros (Mob Conceitos). Além de falar sobre suas criações, eles apresentaram um desfile técnico com alguns looks.



A premiação dos 10 afroemprrendedores, escolhidos por uma banca de jurados, entre 50 participantes pelo Programa Acelera Iâo, foi um dos momentos mais emocionantes do domingo. Margareth Menezes, presidente da Fábrica Cultural, entregou 10 mil reais a cada um. Na moda, Michel Pereira (Ofa Nish) e Alice Pinto (Tons da Terra); artesanato, Cassio Vinícius da Silva (Nós Macramê) e Sueli Conceição (Iya Omi); gastronomia: Thaise Bacelar (Oxi Doce) e Vanessa Mara (Cacau Crioula); serviços criativos: Amanda dos Santos Conceição (Marargila) e Jamile Oliveira (Jamile Oliveira (Magia Verde); música Beatriz Almeida (Pagode por Elas) e Odilon Santos Cerqueira (DiCerqueira).