Foi valorizando a tradição de mais de três séculos de história que o II Festival da Cerâmica Maragogipinho fechou mais uma próspera edição. O maior centro cerâmico da América Latina, reconhecido pela UNESCO, recebeu entre os dias 14 e 17 de novembro cerca de 20 mil pessoas que foram conferir de perto a intensa programação que contou com rodada de negócios, Feira Artesanato da Bahia, mostras artísticas, exposição, Feira Afro Bahia, cursos de qualificação, imersão às olarias, gastronomia e shows musicais de atrações nacionais e locais. O montante somado durante o evento supera os R$ 300 mil, entre negócios gerados e venda direta de peças e produtos artesanais, comidas e bebidas.
Em seu segundo ano de realização, a iniciativa se consolida no calendário de eventos culturais da Bahia como uma realização fundamental para a promoção da arte ceramista de Maragogipinho, proporcionando um espaço de promoção da arte secular produzida ali, comercialização direta de obras, capacitação de oleiros, valorização do saber fazer e estímulo ao turismo de experiência.
“O Festival já entrou no calendário cultural da Bahia, mas foi só o pontapé inicial, que já tem impactado a comunidade. Iniciamos, por meio do IPAC, o processo de reconhecimento da cerâmica de Maragogipinho como Patrimônio Imaterial da Bahia. Estamos trabalhando em parceria com outras secretarias, como a Secult e Setur, para juntos atuarmos no desenvolvimento turístico da região e preservação da riqueza cultural que é o artesanato produzido ali”, destacou Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre-BA), que correalizadora do Festival.
TURISMO DE EXPERIÊNCIA
O evento atraiu mais de 20 mil pessoas, lotando hospedagens de Maragogipinho, Aratuípe, Nazaré e adjacências. Parte da programação, a imersão às olarias, com visitas guiadas a algumas das mais de 140 olarias locais, foi uma das atividades mais procuradas pelos visitantes. Conhecer a cadeia produtiva da cerâmica local, conversar com mestras e mestres ceramistas e, literalmente, moldar o barro no torno mostrou-se uma experiência inédita para os turistas. No dia 16 (sábado), o Festival promoveu também uma visita especial com mais de 20 arquitetos da Casa Cor Bahia e formadores de opinião de Salvador.
“É de uma riqueza tremenda esse saber que se tem aqui, ancestral, como foi dito. E poder vivenciar isso, visitando essas olarias, conhecendo esses ceramistas, é algo único, que nunca vi em outro lugar. Muito importante e precisa ser mesmo valorizado”, comentou Alice Freitas, mineira, mas que reside em Salvador há 15 anos, em sua primeira visita a Maragogipinho.
PATRIMÔNIO IMATERIAL
Durante o Festival, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) anunciou a abertura do processo de patrimonialização do saber fazer local, com o registro especial do ofício de oleiros e oleiras de Maragogipinho como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia. A notificação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 14 de novembro.
“Esse lugar tem 300 anos e sempre esteve à margem, hoje está em processo de reconhecimento como patrimônio imaterial, sendo destacado nacionalmente, é uma potência da nossa Bahia. Nossa responsabilidade agora, de todos nós, é zelar pelo tesouro guardado e trabalhar para que ele cresça ainda mais e de forma organizada”, pontuou a gestora sociocultural Jaqueline Azevedo, diretora da Associação Fábrica Cultural, instituição correalizadora do Festival.
DA BAHIA PARA O MUNDO
A 5ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia, realizada nos dias 12 e 13 de novembro, integrou o Festival e reuniu oleiros e artesãos de Maragogipinho e de outras localidades do Baixo Sul a empresários e lojistas de artesanato e decoração, revendedores e galeristas da Bahia e do Brasil. A ação somou uma arrecadação superior a R$ 50 mil em vendas de obras artísticas e de peças decorativas e utilitárias em atacado, que serão comercializadas em diferentes cantos do país.
“O Festival foi um sucesso. Muitas vendas dos artesãos e comerciantes locais, pousadas ocupadas e restaurantes lotados, ou seja, o evento vitorioso tanto do ponto de vista cultural, quanto econômico, que gerou renda para a comunidade de Maragogipinho. Estamos com a sensação de dever cumprido, mas o nossatrabalho do acompanhamento continua”, avaliou Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato da SETRE.
OLARIAS, FEIRAS E LOJAS
O II Festival da Cerâmica Maragogipinho contou com feiras que movimentaram a economia local durante o evento. A Feira Artesanato da Bahia reuniu 30 artesãs e artesãos expositores de 15 a 17 de novembro, com peças artesanais de crochê, madeira, bordados, trançados em palha, acessórios em metal e prata, e também peças de cerâmica. A arrecadação desses artesãos superou os R$ 21 mil reais em vendas.
A Feira Afro Bahia, que contou com 15 afroempreendedoras, teve R$ 38,5 mil em vendas. E, na gastronomia, a Feira Gastronômica, que reuniu 26 empreendedores da região, somada aos restaurantes e empreendimentos de alimentos e bebidas locais, geraram um montante de cerca de R$ 102.115 de comercialização. Fora as feiras promovidas pelo Festival, a circulação de mais de 20 mil turistas entre olarias e lojas durante o Festival rendeu uma venda direta média de R$ 90 mil entre os dias 14 e 17 de novembro.
Com o tema “Cerâmica e Tradição: Celebrando o Boi Bilha”, o evento contou com shows de Sandra Sá, Luiz Caldas, Jau, Sambaiana, Dan Miranda, Aloísio Menezes e Dão Black, além de artistas locais. Marcou também a estreia da série “Em Torno do Barro”, filme documentário sobre os mestres ceramistas de Maragogipinho produzido pela UFRB, exibição do videoclipe de animação “Anjo de Barro”. A Caravana de Cadastramento, realizada entre os dias 12 e 14, visitou artesãos e artesãs para emissão da Carteira Nacional do Artesão. Foram realizadas ainda atividades de qualificação e a entrega do “Selo de Origem Artesanato da Bahia”, certificação que reconhece a autenticidade do artesanato baiano e a origem do produto.
O 2º Festival da Cerâmica Maragogipinho é uma realização da Associação da Fábrica Cultural e do Governo da Bahia, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) da Secretaria de Turismo (Setur). O evento tem apoio da TVE, Rede Bahia, Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho – AAMOM, Prefeitura Municipal de Aratuípe, Secretaria de Cultura (Secult) e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e da Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).