Iaô Espaço de Criação é inaugurado na Cidade Baixa

Uma manhã muito movimentada marcou a inauguração do Espaço Iaô de Criação, nesta terça-feira (26/04), na Fábrica Cultural, na Ribeira, em Salvador. O importante equipamento da economia criativa integra a segunda etapa do Programa Acelera Iaô, voltado para fortalecimento do afro empreendedorismo baiano e que conta com apoio da Prefeitura de Salvador e o patrocínio do Grupo Carrefour. O Iaô Espaço de Criação funciona de segunda a sexta, 9 às 17h e o agendamento pode ser realizado no site da Fábrica Cultural.

Aberta pela coordenadora do Acelera Iaô, Maylla Pita, a cerimônia de inauguração contou com a presença da cantora Margareth Menezes, fundadora e presidente da Fábrica Cultural; Lúcio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil; Mila Paes, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda; e de Jaqueline Azevedo, diretora da Fábrica Cultural.

Na ocasião, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer o espaço totalmente reformado e pretende atender cerca de 1000 afro empreendedores até outubro deste ano. Estiveram presentes empresários, afro empreendedores, artistas, jornalistas e formadores de opinião e representantes de diversos convidados do segmento.

“Um dos objetivos do Grupo Carrefour Brasil é fortalecer instituições e fomentar o empreendedorismo negro, atuando com entidades que já possuem ações sólidas e sérias, nessa frente. Sabemos que a Fábrica Cultural tem um trabalho social extremamente importante no estado mais negro do país e, ainda assim, necessita de apoio de outras empresas privadas. Entendemos que é essencial fomentar movimentos para o desenvolvimento da comunidade negra e colaborar e potencializar esses negócios. É gratificante ver esse projeto tomando forma”, festejou Lúcio Vicente.

“A Fábrica Cultural começou há 18 anos, sonhado por mim e Jaqueline Azevedo, e estamos transformando esse projeto em realidade. Estamos muito felizes por este momento, de estar inaugurando este importante equipamento, do Programa que vai beneficiar cerca de 1500 afro empreendedores através do Acelera Iaô. Desde quando imaginamos em criar um projeto social, essa questão passou a pulsar muito forte no coração da gente”, afirma Margareth

Com projeto da arquiteta Ana Kalil, executado pela Recast Engenharia, o Iaô Espaço de Criação inova por ser um coworking composto com recepção, showroom para produtos, com mesas e internet de alta velocidade, estúdio de audiovisual, copa compartilhada, sala de reuniões e multiuso. Com isto, o espaço favorece o surgimento e amadurecimento de ideias e negócios em rede, promovendo encontros de empreendedores negros que compartilham de vivências e estéticas semelhantes.

A partir de agora, os afroempreendedores contam com serviços de fotografia, design e produção audiovisual, que contribuirão para o lançamento de seus produtos com qualidade profissional. Os agendamentos poderão ser realizados através do site da instituição https://fabricacultural.org.br/.

De acordo com a coordenadora do Programa Acelera Iaô, Maylla Pitta, o espaço também visa suprir lacunas de espaços multiusos neste território, atuando de forma qualificada e gratuita para toda comunidade. “Dentro do Acelera, além de qualificar e fomentar a difusão do conteúdo, precisamos fornecer subsídios aos empreendedores para se colocarem no mercado e escoar seus produtos”, destaca Maylla.