Fábrica Cultural inicia comemorações dos 20 anos na Expo Favela Bahia

A Fábrica Cultural marcou presença com seus afroempreendedores em discussões e bate-papo em painel de debate e no podcast (FavelaCast) da primeira edição da Expo Favela, na Bahia. O evento aconteceu na última sexta-feira e sábado (22 e 23), no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas e reuniu empreendedores nos estandes nas áreas de moda, artesanato, gastronomia, música e serviços criativos. Todos foram qualificados e fortalecidos a partir dos programas Acelera Iaô, patrocinado pelo Grupo Carrefour, e do Acelera Com Elas, patrocinado pelo Instituto Nu.

A presença na Expo Favela, também marcou um conjunto de iniciativas da Fábrica Cultural, pelas celebrações dos 20 anos da Associação, que acontece em março de 2024. Até lá, a instituição vai seguir compartilhando os programas, projetos e todos os investimentos que ao longo destas duas décadas impactaram centenas de vidas.

Na sexta-feira (22/09), o painel Fábrica Cultural: Há 20 anos impactando vidas abriu a programação no palco principal do Expo Favela Bahia. Durante a discussão, empreendedores e profissionais da Fábrica falaram sobre os diferentes trabalhos realizados pela organização social, que ao longo de duas décadas vem mudando e ressignificando centenas de vidas. A história dos 20 anos da Fábrica Cultural foi apresentada no painel, mediado por Josué Oliveira, publicitário e diretor criativo; e com a participação de Renata Reis, produtora e gestora cultural.

Foto: Cleomario Alves

 “Muito bom essa oportunidade de passar para o público o que a gente aprendeu nos programas da Fábrica e trocar essa experiência aqui no palco”, comentou a empreendedora Beatriz Almeida, do Pagode com Elas. Além dela, participaram da mesa a artesã Joci Santos, representando o Artesanato da Bahia, parceria da organização com a Setre – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE; e Luana Bomfim, da marca Preta Brasil.

Foto: Cleomario Alves

Na feira, vários estandes foram ocupados pelos afroempreendedores capacitados pelo Acelera Com Elas e Acelera Iaô, que comercializaram roupas, acessórios, objetos artesanais e alimentos. Entre eles, a Kayala (Kayala Macramê), Rilk MC (Selo Prípice), Alice Pinto (Tons da Terra), Jaqueline Daiane (Diva Black), Jurandir Junior (Sogbo), Daniela Gonçalves (Criolla Black), entre outros.

Foto: Cleomario Alves

“É uma satisfação participar no Expo Favela, através do Acelera Iaô, que nos abriu as portas para apresentar os nossos produtos. É muito importante estar aqui porque é um evento que agrega vários empreendedores e potências”, afirma a estilista Viviane Cruz, da marca Visto Afrodite.

O empreendedor Rilk Mc, do Selo Trípice, representou o Acelera Iaô nas áreas de música e moda. No sábado, ele foi uma das atrações da programação musical, fazendo o público vibrar com seu trabalho rapper, e, durante a feira, comercializou sua moda streetwear.

Foto: Cleomario Alves

“Há muito tempo eu ouvia falar da Fábrica Cultural e queria muito participar. Aí fui participar do Acelera Iaô, que está me beneficiando com diversas aulas, workshops e processos de formação. Está sendo muito importante porque aprender muito e agregar bastante conhecimento. Está sendo muito importante para meu crescimento profissional e social. Irei implementar esse aprendizado com o pessoal de minha empresa e comunidade”, conta Rilk Mc.

As afroempreendedoras, Rosé Braga, da Culinária Afro Indígena, Vanessa Luz Bittencourt, da Chupada Gourmet, e Camila Reis, da Óleos da Mi, também são exemplos de marcas atendidas pela Fábrica Cultural na edição da Expo Favela Innovation Brasil, que acontece em dezembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A escolha de 10 marcas baianas foi anunciada durante a Expo Favela Bahia, encerrada sábado (23/09).

Foto: Cleomario Alves