Nesta sexta-feira (04/08), às 17 horas, será inaugurado um novo conceito vinculado ao famoso prédio amarelo no largo do Porto da Barra. No edifício que sediou o Instituto Mauá, vai surgir a Casa Artesanato da Bahia, um ambiente que agrega um conjunto de elementos importantes para a política pública do artesanato do estado. No lançamento desse novo conceito, estarão presentes autoridades, convidados em geral e representantes dos artesãos da Bahia.
A Casa Artesanato da Bahia passa a ser um equipamento cultural, abrigando, de modo pernamente, a Exposição Memórias Afetivas e o Memorial do Artesanato Baiano, dois espaços que reúnem um conjunto de peças importantes para a história do artesanato da Bahia, com tipologias diferentes e produtos das Rotas do Artesanato no estado. No Centro de Comercialização/Loja Artesanato da Bahia, no térreo, os turistas e a população poderão adquirir os produtos originais e de qualidade de artesãs e artesãos, que refletem a miscigenação cultural de seu povo.
No icônico prédio amarelo também estará localizada a estrutura administrativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia-CFA, integrante da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE). Neste setor, as artesãs e artesãos irão receber atendimento presencial com diversos serviços, como cadastro, renovação da Carteira Nacional do Artesão, inscrição em feiras nacionais, entre outros.
A Casa Artesanato da Bahia é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, que tem o propósito de ampliar as potencialidades do setor, dando visibilidade e gerando renda por meio Programa Artesanato da Bahia em parceria com a Associação Fábrica Cultural.