Artesanato da Bahia presente com exposição de produtos e oficina, no Ceará

A 5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura – FENACCE, foi realizada entre os dias 26 de setembro a 01 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Além da exposição de produtos no estande voltado ao estado, neste ano a Bahia esteve presente entre as atividades de qualificação do evento.

O artesanato baiano estava presente com 10 expositores e um convidado, das mais variadas técnicas, entre eles o mestre artesão Reginaldo Xavier com seus trabalhos em cerâmica e a mestra artesã Celia Regina com seu artesanato têxtil.  As artesãs e os artesãos baianos arrecadaram mais de 99 mil reais em peças vendidas e encomendadas, que a partir da vitrine da Feira Nacional, conseguiram levar o artesanato do estado para novos lugares.

Para além da comercialização, o artesanato da Bahia, expandiu os saberes de suas técnicas para Fortaleza, com a oficina de mosaico, no dia 27/09, do artesão Tiago Porto, que participou pela primeira vez da FENACCE. Para ele, esta foi uma experiência muito importante. 

“Participar dessa estrutura gigantesca que uma feira dessa proporciona, é algo que senti muito orgulho em estar presente. Como um artesão iniciante, percebe que podemos valorizar ainda mais o nosso trabalho e exportar para todo o mundo, através dos lojistas e Rodadas de negócios presentes na FENACCE. Ainda tive a oportunidade de ministrar uma oficina, ensinando meu trabalho, foi muito gratificante”, afirma o artesão Tiago