Afroempreendedores recebem boas-vindas na abertura do 2º ciclo do Acelera Iaô

Os afroempreendedores selecionados para participarem do 2º Ciclo do Acelera Iaô, programapatrocinado pelo Grupo Carrefour, foram recebidos na cerimônia de abertura do projeto na manhã desta terça-feira (20/06), na Fábrica Cultural, na Ribeira. O evento marcou o início das atividades para capacitação de afroempreendedores nos segmentos de moda, gastronomia (serviços e produtos), artesanato e música.

A cerimônia foi aberta por Joel Miguez – Presidente da Fábrica Cultural; seguido pelo discurso de Patrícia Teles – Coordenadora Acelera Iaô; e de Sônia Dias, coordenadora pedagógica do Acelera Iaô. O afroempreendedores selecionados também conheceram um pouco mais sobre o desenvolvimento do programa, através da exibição da retrospectiva do trabalho que vem sendo realizado na Fábrica Cultural, desde 2021.

A chef Patricia Bahiana, foi aplaudida pelo público presente no evento ao ministrar a palestra “Desafios da Mulher Negra Contemporânea no Espaço Gastronômico”. A novidade foi a apresentação do food truck Acelera Sobre Rodas, equipamento de gastronomia do Acelera Iaô que visa impulsionar negócios do ramo de alimentação, inaugurado com a cozinha-show da chef Patrícia Bahiana e degustação ao som da DJ Preta.

Das 150 vagas oferecidas aos empreendedores negros neste segundo ciclo do Acelera Iaô, 25 para cada uma das 05 áreas: moda, gastronomia (serviços e produtos), artesanato e música. Em suas etapas de qualificação, os participantes irão desenvolver seus respectivos planos de negócio, que serão apresentados para uma banca com três especialistas.

No final deste ciclo, as 50 iniciativas com maior potencial de crescimento, participarão do processo de aceleração dos programas e 10 serão beneficiadas com investimento semente de R$ 10.000 (dez mil reais) cada.

“A minha expectativa é de adquirir muito conhecimento e apoio para me posicionar com o meu trabalho da maior forma possível no mercado. É a busca para abrir mais portas com as oportunidades que nos oferece o programa Acelera Iaô”, conta o estilista Rey Vilasboas, que atua há anos no mercado com a marca que leva seu nome.

Na área de moda, a criadora Eusilene Casemiro Calmon também espera que o Acelera Iaô traga novas ferramenta para consolidar a sua marca Moça Preta. “Faço uma moda afro-artesanal plus size, há 15 anos, e me escrevi no programa porque acredito que vai trazer novos direcionamentos para a minha marca. Ela nasceu focada na moda para mulher gorda com estilo, porque, como gorda, sempre senti dificuldades para encontrar peças que me coubessem e que seguiam as tendências da moda. Agora, com o Acelera Iaô espero conseguir posicionar a Moça Preta no mercado”, diz.

O programa é realizado no Iaô Espaço de Criação, ambiente aberto ao público das 08 às 17h, de segunda a sexta, na Fábrica Cultural. Além da qualificação, os afroempreendedores têm acesso gratuito aos serviços de fotografia, vídeo, redação publicitária e design gráfico, e podem participar de diversas ações, entre elas, Rede Iaô, Conexões Iaô, Histórias que aceleram, e exposição dos seus produtos no showroom dentro do Espaço de Criação.

Com ambiente amplo e confortável, o espaço também conta com um coworking, com internet, tomadas elétricas e outros equipamentos necessários para a utilização destes serviços. Com tarifa acessível, os afroempreendedores e pessoas da comunidade da Ribeira e da Cidade Baixa também poderão utilizar sala de aula, estúdio e sala de reunião.

O programa Acelera Iaô é realizado pela Fábrica Cultural e conta com o patrocínio do Grupo Carrefour.